Conferência “Food and Justice: Ideas for a new global food agenda”

A produção de alimentos sempre esteve presente no debate mundial, o qual tende a se intensificar segundos as previsões da FAO.

Se no passado esse debate estava calcado na falta de recursos financeiros das famílias, principalmente nas áreas urbanas, no presente ele inclui dificuldades para aumentar a produção de alimentos. Novos métodos de produção de alimentos surgiram, no entanto, a difusão desses metodos não ocorreu uniformemente em todo o mundo.

De fato, alguns países têm expandido sua produção agrícola, enquanto a falta de acesso a alimentos ainda continua a ser uma realidade em muitas partes do mundo. Segundo o Programa das Nações Unidas Alimentar Mundial e a Organização para a Alimentação e Agricultura das Nações Unidas, a fome é maior em alguns grupos tais como mulheres, crianças, especialmente em áreas rurais.

Questões políticas, a exemplo da apropriação de terras (land grabbing), também têm limitado o acesso aos alimentos, além do que as guerras e demais conflitos sociais não só impedem o acesso aos alimentos como também promovem a vulnerabilidade social.

Os desafios alimentares atuais precisam ser considerados no contexto da promoção da sustentabilidade economica e justiça social, objetivo da conferênciaFood and Justice: Ideas for a new global food agenda.

Não deixe de participar dessa conferência eletrônica promovida pela Word Economic Association entre os dias 1º de outubro a 1º de dezembro de 2016.

Informações e inscrições em http://foodandjustice2016.weaconferences.net.

Boletim 139