ConSertão se apresenta na Esalq

Projeto ConSertão se apresenta em parceria com a Orquestra Sinfônica de Piracicaba

Com um público total de mais de 15 mil pessoas em 2018, o projeto ConSertão volta para a cidade de Piracicaba em uma nova roupagem, mas com a mesma emoção e amor pela arte caipira. No dia 17 de janeiro (quinta-feira), às 19h, na Esalq/USP, os artistas Cláudio Lacerda, Rodrigo Zanc, João Paulo Amaral e a Orquestra Sinfônica de Piracicaba, sob a regência do Maestro Luís Fernando Fischer Dutra se apresentam tocando clássicos da música caipira.

Desta vez, além de promover a arte e a cultura entre os espectadores, o ConSertão se apresentará em prol de causas sociais do município. Quem assistir ao concerto, poderá doar 1kg de alimento não perecível, que será destinado a duas instituições de caridade da cidade: Obra de Maria e Aliança de Misericórdia.

O projeto concebido por Cláudio Lacerda, Diretor da Cantoria Produções Artísticas e solista de voz nas apresentações, busca elevar a música caipira a um patamar que ela merece, valorizando a cultura do campo. “Isso é uma bandeira para mim! O repertório é formado por clássicos do gênero, canções que ajudaram a moldar a identidade cultural do interior de São Paulo e Estados vizinhos, região conhecida como Paulistânia”, revela Cláudio.

A maioria dos compositores homenageados são de São Paulo, estado onde se originou uma parcela de fundamental importância dos compositores e intérpretes do gênero. Alguns dos homenageados serão Teddy Vieira, João Pacífico, Dino Franco, Tião Carreiro, Renato Teixeira, Rolando Boldrin, Elpídio dos Santos, entre outros.

Em 2018, o projeto reuniu mais de 15 mil pessoas em passagem pelas cidades de Araçatuba, Araraquara, Barra Bonita, Paraguaçu Paulista e Piracicaba, cidade essa em que estreou com amplo sucesso, resultando em seu retorno ao campus da Esalq.

Lacerda tem a carreira dedicada à música campesina, com cinco discos lançados e participações de artistas essenciais para o gênero  como Renato Teixeira, Rolando Boldrin, Dominguinhos, Tinoco e Pena Branca.

Nova formação

Unindo a tradicional sonoridade da viola caipira e a imponência de uma orquestra sinfônica, a característica principal dos concertos é juntar dois mundos que parecem tão distantes em princípio, em um único universo cheio de tradição e homenagem à cultura. Para isto, Cláudio Lacerda conta com o auxílio de artistas renomados e completamente entregues à ideia. Em 2019, o cantor terá como parceiro solista de voz, Rodrigo Zanc, músico com vasta experiência no meio musical e exímio violeiro, possui dois discos autorais gravados, que em muito contribuem para a música caipira contemporânea.

Os arranjos orquestrados do projeto foram produzidos pelo músico Neymar Dias, que assina a direção musical e, nesta apresentação, quem empunha a emblemática viola caipira é João Paulo Amaral. Pesquisador do instrumento há mais de quinze anos, João Paulo se destaca por propor novos caminhos para a música. Seu contato com o universo musical caipira começou na infância quando acompanhava o pai em cantorias. Pós-graduado pela Unicamp, atualmente é professor da Faculdade Cantareira e EMESP Tom Jobim. Além de sua carreira solo, é diretor da Orquestra Filarmônica de Violas e integrante do Conversa Ribeira.

Junto aos artistas, a tradicional Orquestra Sinfônica de Piracicaba (OSP), conjunto de música erudita com maior tempo em atividade no país, com 117 anos de trajetória, apresenta-se, conduzida por Luís Fernando Fischer Dutra. Levando ao público uma experiência única, em diferentes linguagens artísticas, os artistas unem-se para enaltecer e homenagear a junção dos estilos erudito e sertanejo raiz.

Cultura regional em destaque

Seguindo seu compromisso de proporcionar cultura e arte para toda a comunidade, a Raízen é patrocinadora do projeto. Débora Barros, coordenadora de Relações Externas da empresa, ressalta a importância da iniciativa: “Mais uma vez a Raízen colabora para o fortalecimento da cultura e tradição na nossa região. É um privilégio proporcionar momentos como este à comunidade para celebrar nossa herança cultural e homenagear grandes nomes da música caipira. A Raízen é uma grande entusiasta de iniciativas como esta, que oferece cultura e arte para um público diversificado. É desta forma que garantimos a inclusão de todos e isso possibilita oferecermos cultura e arte a um universo tão grande de pessoas. Um dos principais valores na Raízen é o ampliar o melhor de cada um. E é assim que atuamos em todas as nossas frentes de negócio, prezando pela igualdade e diversidade”.

Para o atual vice-diretor da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq/USP), e futuro diretor a partir de 17 de janeiro de 2019, professor Durval Dourado Neto, ceder uma área da Esalq para apresentações que irão acontecer nos dias 17 e 18 de janeiro (Projeto ConSertão e Orquestra Sinfônica de Piracicaba), estreita o laço que deve existir entre a sociedade e uma instituição de ensino pública. “A Esalq já é uma referência na área de ensino e pesquisa. Hoje, o vice-reitor da USP, professor Antonio Carlos Hernades, está com um projeto de aproximar a universidade dos municípios onde a USP possui unidades de ensino superior. Assim, esse evento vem ao encontro dessa iniciativa com o objetivo de valorizar a arte e a cultura”.

Dourado destacou que as apresentações que acontecem após a colação de grau dos formandos da Esalq só é possível devido ao empenho anual da Diretoria e dos formandos, hoje da Classe 2018, demandam para realização da formatura. “Grande parte dos acontecimentos são resultado do esforço que a diretoria e formandos vem tendo para manter essa tradição de ter a formatura no gramadão”, finalizou.

O ConSertão é uma realização do Governo do Estado de São Paulo e Secretaria da Cultura e conta com o patrocínio da Raízen e da Hyundai Glovis do Brasil. O projeto é gerido pela Cantoria Produções Artísticas e produzido pela Agência NTZ. Conta com a parceria da Orquestra Sinfônica de Piracicaba, Esalq/USP, Prefeitura do Município de Piracicaba, por meio da SemacTur (Secretaria Municipal da Ação Cultural e Turismo) e Center Flat Hotel e Eventos. Apoio cultural da Esalq e da Unimed Piracicaba.

SERVIÇO
CONSERTÃO PIRACICABA

Data: 17 de janeiro de 2019 (quinta-feira)
Horário: 19h00
Local: Campus da Esalq - Avenida Pádua Dias, 11 - Agronomia, Piracicaba – SP

ENTRADA GRATUITA E SOLIDÁRIA: O público poderá doar 1 kg de alimento não perecível, destinado aos grupos Obra de Maria e Aliança de Misericórdia.

Classificação: Livre

Informações:
facebook.com/consertao
instagram.com/consertao.oficial

Assessoria de Imprensa ConSertão
NTZ Comunicação e Marketing
contato@agenciantz.com.br
Telefones: (12) 3341.5696 / 5697

Divisão de Comunicação (DvComun) da Esalq
Alicia Nascimento Aguiar (MTb 32531)
Telefones: (19) 3429.4485 / 3447.8613

Boletim 255