Desafio Mundial "Thought For Food"

O "Thought For Food" ou TFF é um movimento dedicado ao enfrentamento do desafio de alimentar 9 bilhões de pessoas até 2050 por meio de soluções inéditas e inovadoras. O movimento oferece uma competição anual entre estudantes universitários de todas as áreas de estudos para aprender mais sobre os desafios complexos que cercam a segurança alimentar e inspirá-los a canalizar suas paixões e criatividade para o desenvolvimento de novas idéias que farão a diferença. Mais importante ainda, o TFF é uma comunidade que reune pessoas de todas as áreas e países, ou seja, uma rede de alunos e mentores que podem contar com o apoio uns dos outros para tornar o mundo melhor.

Todos os dias, bilhões de pessoas vão dormir com fome e ainda sofrem com a  subnutrição. Ao mesmo tempo, no mesmo planeta, outros bilhões de pessoas acordam obesas . Este desequilíbrio perverso desencadeia consequências terríveis para os nossos sistemas de saúde e consequentemente diminuição dos recursos naturais . Com a população mundial prestes a aumentar para mais de 9 bilhões até 2050 , precisamos urgentemente de novas soluções para garantir que todos no mundo tenham acesso a uma alimentação adequada, segura e nutritiva . O TFF foi criado com a percepção de que a questão da segurança alimentar é grande demais para qualquer pessoa, instituição ou organização de manusear.

Para isso, o TFF lança mais uma vez o desafio em 2016. O movimento busca alunos engajados, inovadores, enérgicos e dispostos a querer mudar o mundo. Todo ano são selecionados 10 finalistas entre todos os grupos formados, entre eles o Rooty Roofs, grupo formado em 2015 pelos alunos de graduação Igor Oliveira (ESALQ/USP), Eloi Ferraciolli (Poli/USP) e Guilherme Ricardo Arvate Alvares (POLI/USP), com a ideia de cultivar alimentos em telhados proporcionando melhores condições climáticas no espaço urbano e demanda de alimentos para mercados próximos. Os finalistas são presenteados com uma viagem para Europa com tudo pago para participar da Global Summit TFF, onde ocorrem workshops, palestras e as apresentações dos pitches finais. Durante a Global Summit os alunos tem a oportunidade de aprender e debater mais sobre segurança alimentar e sua importância e todos os assuntos pertinentes relacionados a alimentação mundial.
A ESALQ foi representada durante a Global Summit 2016, pela aluna de graduação Jéssica Gimenes Tâmbalo, quando recebeu o convite para ser embaixadora depois de ter participado com o grupo Breeders of the Future em 2015 na cimeira em Lisboa. Dessa vez, o evento aconteceu em Zurique e apresentou como tema "Uprooting Assumptions", ou Desenraizar Pressupostos.

Inscrições de 16 de setembro a 31 de outubro de 2016, pelo site www.tffchallenge.com .

Boletim 140