Desempenho no campo aumenta com uso de novo software para pecuária

Divulgação Nutripura

A gestão do manejo de pastagens intensivas já pode ser feita de forma remota e com precisão. Por meio de um sistema inteligente que acaba de ser lançado no mercado, o KonectPasto,  é possível fazer o acompanhamento das medidas das forrageiras e do uso de suplementação para sugerir os ajustes em suplementação ou taxa de lotação com o objetivo de manter o equilíbrio entre a oferta e a demanda de forragem, assegurando melhores índices zootécnicos, econômicos e ambientais.

O software KonectPasto foi desenvolvido por profissionais que atuam diariamente com manejo de pastagem em parceria com pesquisadores da Escola Superior de Agronomia Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (Esalq/USP) e com o Centro de Inovação no Agronegócio – CIAg. A tecnologia permite que, a partir de imagens aéreas coletadas via drone seja estimada a altura da planta e feito o diagnóstico d capacidade de suporte do pasto. Com o relatório contendo os dados técnicos em mãos, o gestor tenha informações para intervir no sistema de produção para determinar a necessidade e o nível de suplementação e ajuste na lotação animal.

De acordo com o professor doutor da Esalq/USP Sila Carneiro da Silva, o KonectPasto foi concebido com a premissa de assegurar a capacidade de gestão da pastagem de forma segura e em tempo real. “O profissional ou o produtor rural tem, na palma da mão, uma ferramenta que vai dar as informações técnicas necessárias para otimizar a produção, melhorar o rendimento e reduzir custo ou desperdícios”, afirmou o pesquisador.

Para o professor doutor Flávio Portela, o manejo adequado da pastagem tem a mesma importância do uso adequado da suplementação para atingir os resultados esperados. Conforme explica, a tecnologia aplicada no gerenciamento da produção melhora o rendimento. “Não adianta suplementar, se não fizer o manejo adequado do pasto. A suplementação é complementar ao pasto e o KonectPasto traz justamente os dados necessários para ajustar a alimentação e suplementar de acordo com a condição da forrageira”.

Guilherme Portes, um dos desenvolvedores do sistema, explica que o KonectPasto é sistema inteligente fundamentado no manejo do pastejo por altura, com uso racional de adubação e ajuste de lotação com uso de suplementação. “O KonectPasto utiliza de alta tecnologia para garantir que as metas de altura sejam atingidas, assegurando maior rentabilidade da fazenda com gestão remota das principais atividades do sistema de produção a pasto”, explica.

Inovação - A Koneksi Agro, startup responsável pelo desenvolvimento da ferramenta, foi incubada dentro da EsalqTec para trazer soluções tecnológicas para quem está no dia a dia do campo. De acordo com o CEO da Startup, Roberto Aguiar, o mercado exige cada vez mais eficiência e isso está diretamente atrelado ao bom uso dos recursos disponíveis. “A pecuária está cada vez mais profissional e a tecnologia vem para melhorar o desempenho dos gestores, com uso da inteligência artificial para gerar dados e apontar as tomadas de decisões que vão economizar recursos e ampliar resultados”.

O Diretor Comercial e de Marketing da Koneksi Agro, Luciano Resende, acredita que os profissionais estão em busca de produtos para acompanhar os trabalhos no campo e a que permitam sua escalabilidade “Os consultores estão cada vez mais em busca de ferramentas tecnológicas que auxiliem na tomada de decisão, permitam escalar o atendimento e proporcionar maior rentabilidade para seus clientes. O KonectPasto traz justamente a previsibilidade e a acurácia que o consultor precisa.”.

O KonectPasto foi apresentado pelos professores Sila Carneiro e Flávio Portela no novo episódio do CanivetCast, apresentado pelo agrônomo e comunicador Paulo Ozaki, diretamente do campus da Esalq-USP, em Piracicaba (SP). Assista e confira tudo sobre essa nova ferramenta em: https://www.youtube.com/watch?v=3gMqcdYzsiA

Com informações da assessoria Koneksi Agro
13/7/2023