Destaques da 60ª Semana Luiz de Queiroz

Reunião de congraçamento foi realizada no ginásio do campus Luiz de Queiroz (crédito: Gerhard Waller)

Uma extensa programação envolvendo atividades comemorativas, científicas e culturais compreenderam a programação da 60ª Semana Luiz de Queiroz, evento realizado entre os dias 10 e 14 de outubro de 2017, pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (USP/Esalq), Associação dos Ex-alunos da Esalq (Adealq) e Prefeitura do Campus USP “Luiz de Queiroz” (PUSP-LQ).

Na manhã de 10 de outubro, as atividades tiveram início às 09h00, com Hasteamento das Bandeiras, em frente ao Edifício Central da Esalq. Em seguida, às 09h30, no Salão Nobre, com as presenças do governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, e dos secretários de Agricultura e Abastecimento e do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, Arnaldo Jardim e Maurício Brusadin, ocorreram a Abertura da ESALQSHOW, a instalação da Cátedra Luiz de Queiroz e a posse de seu primeiro titular, além da transferência dos gabinetes dos secretários estaduais para a Esalq.

Nesta mesma ocasião, o governador Geraldo Alckimin, que aqui esteve por articulação do Deputado Estadual Roberto Morais, assinou autorização para que a Fazenda do Estado doasse à Fundação Municipal de Ensino de Piracicaba (FUMEP), parte de um imóvel pertencente à Fazenda do Estado de São Paulo, com 209.321m2, localizado no município de Piracicaba, área onde encontra-se instalada a FUMEP há 50 anos.

“Tivemos a 60ª Semana Luiz de Queiroz que comemora uma data superimportante para a ESALQ e um conjunto de atividades intensas que foram coroadas com a vinda do nosso governador. A Esalq conseguiu alcançar um grande objetivo que é se expor à comunidade, apresentar aquilo que temos para oferecer e criar espaços para conseguirmos ouvir as novas demandas, e isso foi muito bom”, comentou o diretor da Esalq, Luiz Gustavo Nussio.

O diretor também destacou duas novidades importantes: o lançamento da ESALQSHOW com o tema “Soluções Biológicas” e a instalação da Cátedra Luiz de Queiroz. “O novo espaço denominado ESALQSHOW, foi uma oportunidade da instituição se colocar à disposição da comunidade como um centro de inovação tecnológica, que pretende ficar para sempre. Queremos que, na edição de 2018, tenhamos um dia a mais de exposição, para atrair nossos egressos, como também a comunidade dos empresários locais e regionais, as grandes empresas que já estão fixadas como startups para apresentarem novidades e sinalizarem o futuro”, frisou Nussio.

Sobre a instalação da Cátedra Luiz de Queiroz de Sistemas Agropecuários Integrados da Esalq, Nussio afirmou que articulada pelo seu primeiro titular, o ex-ministro da Agricultura Roberto Rodrigues, veio contribuir para o bom relacionamento com o setor produtivo no Brasil e no exterior. “Ele, definitivamente, tem um histórico de contribuição com a sociedade que é quase incomparável no Brasil. O objetivo de tudo isso é alçar a Esalq dentro de um ambiente de política pública e fazer com que a instituição construa, com ele e todos os parceiros, um documento que possa ser oferecido aos governos para dar um norte em termos de Agricultura, não somente como um plano de atividade econômica, mas a Agricultura como objetivo de paz mundial”, concluiu o diretor.

Na parte da tarde, do mesmo dia 10 de outubro, as atividades retornaram a partir das 14h00, com o Encontro de Lideranças na Agricultura, fórum que teve a presença da academia, do Estado, dos governos, dos setores de pesquisa e extensão, e que foi conduzido pelo conferencista, consultor e escritor José Luiz Tejon. Para o diretor da Esalq, o conferencista sempre foi generoso com a Escola. “Tejon conduziu brilhantemente a amarração dessas discussões. Ele foi muito feliz em observar um fato: a Agricultura ainda não é percebida como deveria ser. Ela está na casa das pessoas e na vida do cidadão comum, mas ele não dá valor a ela, e o erro tem sido porque o setor de Agricultura espera que o setor urbano faça isso por obrigação, mas não vai fazer”.

Nussio lembrou, ainda que, de acordo com o conferencista, temos que pensar que o setor urbano é o grande consumidor dos benefícios da Agricultura, e nós precisamos trabalhar para que a imagem da Agricultura entre na casa das pessoas e que o brasileiro urbano se orgulhe de ser um país agrícola.

Ainda na parte da tarde do dia 10 de outubro, às 17h00, na Sala da Congregação, ocorreram as premiações do Desafio “Ciência para a Paz”, concurso do projeto temático anual da Esalq; reconhecimento aos alunos de destaque no “Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP”; e premiação do Programa ESALQnovitas, que reconhece iniciativas de pesquisadores para obtenção de proteção de propriedade intelectual dos resultados de pesquisa (pedidos de patente e registros de software e de cultivar). O momento reuniu docentes e acadêmicos da Esalq, alunos e professores de escolas públicas do ensino médio e comunidade em geral.

A programação técnico-científica e cultural da 60ª Semana Luiz de Queiroz culminou no sábado, dia 14 de outubro de 2017, com a tradicional reunião de congraçamento das turmas e comemoração do Dia do Engenheiro Agrônomo que atraiu um público de 2 mil pessoas. O evento foi realizado na Seção Técnica de Práticas Esportivas – SCPRAES (Ginásio da Agronomia) e, na ocasião houve, entre outras, homenagem aos ex-alunos das turmas quinquenais de Engenharia Agronômica, Engenharia Florestal, Economia Doméstica, Ciências dos Alimentos, Ciências Biológicas, Ciências Econômicas e Gestão Ambiental. A diretora do Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA), professora Tsai Siu Mui, eleita Engenheira Agrônoma do Ano 2017, recebeu o diploma do presidente da Associação dos Engenheiros Agrônomos do Estado de São Paulo (AEASP), Angelo Petto Neto. O diretor da Esalq, Luiz Gustavo Nussio, e o presidente da ADEALQ, Antony Hilgrove Monti Sewell, também renderam homenagens à Engenheira Agrônoma do Ano.

Texto: Alicia Nascimento Aguiar – MTb 32531 | Caio Nogueira – Estagiário de Jornalismo

Boletim 194