Dissertações e Teses no Brasil e exterior

As teses e dissertações são importantes recursos de informação científica para o desenvolvimento da pesquisa, razão pela qual, em dezembro de 2006, as universidades brasileiras, públicas e privadas, passaram a ter a obrigatoriedade de digitalizar e dar acesso online a toda essa documentação.

Os portais então ganharam notoriedade e relevância, pois o pesquisador tem a possibilidade de acessar as publicações, em texto completo das pesquisas brasileiras, provenientes dos programas de pós-graduação “strictu sensu” brasileiros.

Os principais repositórios nacionais são:
1) Portal de Teses da CAPES: sistema online oficial do governo brasileiro para depósito de teses e dissertações brasileiras, vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
2) Banco de Teses do IBICT (Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações): integra todas as Bibliotecas Digitais de Teses e Dissertações (BDTD) das universidades brasileiras que utilizam o sistema BDTD do IBICT.

A página Outras Dissertações & Teses do site da DIBD foi reformulada para facilitar o atendimento dos usuários e a busca de dissertações e teses no Brasil, por repositórios nacionais e estrangeiros: http://www4.esalq.usp.br/biblioteca/portais-de-pesquisa/outras-dissestacao-teses