Esalq chega à quarta edição do Projeto Temático Anual

Serviço de Produções Gráficas

A exemplo de anos anteriores, quando a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (USP/Esalq) promoveu projetos temáticos para provocar reflexões sobre temas de interesse social, a instituição lança, neste ano, seu 4º Projeto Temático - Consumo Consciente. A discussão do tema selecionado para esta edição, envolverá as comunidades interna e externa, que além de refletirem sobre o assunto, poderão apresentar iniciativas já existentes nas áreas de ensino, pesquisa, extensão e gestão na Universidade.

O tema escolhido para 2018 visa suscitar a relação do homem com o ambiente, estimulando ações individuais e coletivas nas residências, em espaços comuns e nos locais de trabalho e estudos. A responsabilidade de uso, redução, reuso, otimização de recursos, educação ambiental e postura depende de todos para o enfrentamento dos desafios locais e globais.

São objetivos do projeto: dar visibilidade aos projetos e ações relacionados ao tema; fomentar a consciência socioambiental, especialmente dos acadêmicos, utilizando a multidisciplinariedade e a interdisciplinaridade com a escolha de temas transversais relacionados com a grade disciplinar dos cursos da instituição com a finalidade de estimular o espírito de cidadania, a inovação, o empreendedorismo, a ética e as posturas humana e profissional durante a formação acadêmica; identificar, incentivar e propor estratégias para o enfrentamento dos desafios globais e locais relacionados ao tema proposto; promover a sinergia dos diversos públicos do Campus para a potencialização de ações comuns e integradas; firmar a USP/Esalq como instituição de referência em temas sociais; envolver o público interno do Campus USP “Luiz de Queiroz”por meio de ações conjuntas.

Desafio – Ainda integrando as atividades do projeto temático, acontecerá o ‘Desafio – Consumo Consciente’, na forma de concurso nas categorias “Frases” e “Fotos”. A participação é gratuita a todos os membros da comunidade do Campus USP “Luiz de Queiroz” e estendida à comunidade externa. As inscrições podem ser feitas, de 22 de maio até 31 de agosto de 2018, no site> http://www4.esalq.usp.br/em-foco/consumo-consciente .

Como primeira atividade desta edição, a comunidade interna recebeu um questionário para o registro de práticas que revelam o consumo consciente de água, energia, e outros recursos naturais numa relação de nossas necessidades com o planeta Terra.

Durante o ano também serão organizados encontros de formação abertos a todos os interessados com o objetivo de  aprofundamento nos temas de produção e consumo consciente, além de valorizar  e divulgar  as atividades  já desenvolvidas pelos diversos grupos de extensão da Esalq e de trazer reflexões sobre as contribuições e desafios da instituição sobre esse tema.

Faça sua inscrição para o Desafio Consumo Consciente em http://www4.esalq.usp.br/em-foco/consumo-consciente .

Texto: Alicia Nascimento Aguiar | 15/05/2018