Esalq e Cena promovem o Pint of Science 2018 em Piracicaba

Crédito: Cristiano Ferrari - DvComun/Esalq/USP

Criado em Londres, em 2012, em 2018 o festival internacional de popularização da ciência Pint of Science volta a Piracicaba pela segunda vez, contando com a presença de docentes e pesquisadores da Esalq e do Cena entre seus palestrantes convidados.

Gerido localmente por um time de voluntários com apoio institucional da Esalq e do Cena, unidades locais da USP, o evento está programado para as noites de 14, 15 e 16 de maio - portanto segunda, terça e quarta da próxima semana - com sessões que acontecerão nas pizzarias ForLen (Rua Comendador Luciano Guidotti, 95 - Higienópolis) e Babbo Piracicaba (Rua Luiz de Queiroz, 670 - Centro), sempre a partir das 19h30 com entrada franca. O participante só paga o que consumir no local.

Esse ano, além dos pesquisadores da USP Piracicaba, o evento contará também com a participação de representantes da Unicamp (FOP e IQ), Instituto Federal de Ciência e Tecnologia câmpus Piracicaba e da Unasp câmpus Engenheiro Coelho.

Superfrutas, a ciência por traz da produção de cachaça e cerveja, as técnicas de rastreamento da qualidade e composição de alimentos industrializados, odontologia forense, construção de aquecedores solares e até arqueologia são apenas alguns dos temas que serão apresentados pelos pesquisadores esse ano.

Para conhecer melhor a programação completa do evento, assim como um breve currículo de cada pesquisador participante e uma síntese de sua apresentação, basta acessar o site www.pintofscience.com.br/events/piracicaba

Em 2018 o evento conta com grande apoio da mídia local, tendo Gazeta de Piracicaba, rádio Educativa FM e o portal Piracicaba Digital como parceiros, entre outros apoiadores.

Sobre o Pint of Science

A ideia surgiu em 2012 na cidade de Londres, quando dois pesquisadores doImperial College London, Michael Motskin e Praveen Paul, organizaram um evento chamado Encontro com pesquisadores. Nesse encontro, pessoas acometidas por Alzheimer, Parkinson, doenças neuromusculares e esclerose múltipla foram convidadas para conhecer os laboratórios dos pesquisadores e ver de perto o tipo de pesquisa que realizavam. A experiência foi tão inspiradora que os dois decidiram propor uma iniciativa em que os pesquisadores poderiam sair de seus laboratórios para conversar diretamente com as pessoas. Nasceu, assim, o Pint of Science, que rapidamente se espalhou pelo mundo. Em 2015 o evento foi realizado pela primeira vez no Brasil pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, e em 2017 chegou a Piracicaba, já com grande sucesso.