ESALQ encerra atividades do ano com cerimônia de Ação de Graças

Dr. Alexandre Anéfalos presenteou o público com uma reflexão (Foto: Gerhard Waller)

Palavras de acolhimento e um sensível repertório musical foram a tônica da Cerimônia de Ação de Graças realizada na Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/ESALQ) no último dia 20 de dezembro, às 16h00, no Salão Nobre da instituição. A comunidade esalqueana, representada por docentes e servidores do Campus “Luiz de Queiroz” se reuniu para reverenciar o final de ano e agradecer as graças alcançadas durante o ano de 2016.

Tocados pelo significado da data, o diretor da ESALQ, professor Luiz Gustavo Nussio, o prefeito do Campus USP “Luiz de Queiroz” (PUSP-LQ), prof. Fernando Seixas, e o médico da comunidade, Dr. Alexandre Anéfalos,  se expressaram em nome da coletividade.

Nussio lembrou ter sido este o último evento oficial de 2016 e agradeceu a colaboração que tem recebido de todos os setores. “Para nós é um motivo de grande prestígio fazermos parte de uma legião denodada, pois esta casa possui uma energia positiva. Porisso, temos muitos motivos para agradecer as bênçãos que recebemos e devemos envidar esforços naquilo que queremos receber”.

Seixas se pautou nos agradecimentos ao Senhor pelas graças que nos concedeu neste ano que se finda. O prefeito proferiu em prece: “Somos gratos pela vida de todos os amigos que estão aqui neste dia e por aqueles que não puderam estar. Agradecemos ao Senhor por estar sempre presente em nossas vidas, olhando e rogando por nós, nos guiando, nos protegendo e por nos conceder a sua benção, hoje e sempre”.

Anéfalos agradeceu o convite da diretoria em estar numa instituição de renome nacional e internacional e poder passar sua reflexão. “Gostaria de enaltecer a tantas mentes brilhantes que por aqui passaram, lançaram suas sementes que enraizaram, floresceram, frutificaram. Também a tantos outros importantes professores que aqui continuam sua missão, que entendem o destino de suas vidas pautados na continuidade da propagação do conhecimento científico. São aos acadêmicos e, também, aos servidores e trabalhadores o motivo dessa instituição inspirar a tantos professores a destinar o laborioso trabalho científico e exemplificar a vida de tantas pessoas”.

A apresentação musical ficou por conta do acadêmico de Ciências Biológicas, Mateus Santim, que ao piano executou Nocturne Opus 9, número 2, de Chopin; Clair de Lune, de Debussy; Somewhere in Time, de John Barry; e Gaúcho, de Chiquinha Gonzaga.

Retrospectiva

Durante a cerimônia foram destacadas ações positivas desenvolvidas durante o ano tais como os donativos coletados na Semana de Recepção aos Ingressantes, doações de sangue orientadas pelos acadêmicos, campanhas municipais do agasalho e intensa colaboração com o Lar dos Velhinhos de Piracicaba.

Também foi pontuado o excelente resultado da Campanha “Viver o Natal 2016”, quando foram arrecadados 600 kits com orientação da Divisão de Atendimento à Comunidade (DVATCOM). Os donativos foram distribuídos para o Lar dos Velhinhos, Centro de Doenças Infecto-Contagiosas, Centro de Apoio à Criança com Câncer e Projeto Equoterapia.

Foi lembrado, ainda, o projeto institucional e social de 2016, cujo tema escolhido versou sobre a Campanha contra o mosquito Aedes aegypti. Ações educativas e concursos elucidaram a comunidade da importância sobre o combate ao problema e o trabalho de prevenção. Ações corretivas estão sendo tomadas na ESALQ buscando a minimização dessa epidemia.

Alicia Nascimento Aguiar

MTb 32531