ESALQ entrega kits de lâminas de Histologia Animal para escolas públicas de Piracicaba

Responsáveis pelo projeto, Débora Botéquio Moretti e Raul Machado Neto, entregaram laminários às escolas contempladas (crédito: Gerhard Waller)

Na sexta-feira, 27/03, ocorreu na Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/ESALQ) a entrega de laminários de Histologia Animal produzidos na ESALQ para 5 escolas públicas de Piracicaba. O material é fruto do projeto ‘Práticas educacionais de histologia animal na rede pública de ensino’, desenvolvido sob responsabilidade do professor Raul Machado Neto e da pesquisadora Débora Botéquio Moretti, ambos do Departamento de Zootecnia da ESALQ.

Com apoio da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU) da USP, a iniciativa disponibiliza lâminas de tecido animal às escolas, para que os professores tenham a oportunidade de realizar aulas práticas motivando e contribuindo com o aprendizado de Ciências e Biologia. “A Débora me trouxe a proposta para ser encaminhada à PRCEU e a satisfação é muito grande que isso tenha resultado em uma recepção tão positiva por parte das escolas. Além de recuperar uma área importante do nosso departamento, a Histologia Animal, é uma oportunidade de colocar estudantes de pós-graduação em contato com a sociedade muito gratificante. De alguma maneira contribuímos com a melhoria do ensino médio da comunidade”, enfatizou Raul Machado Neto

Segundo Débora, cada kit é composto de 14 lâminas de 7 conjuntos de tecidos ou órgãos, além de material explicativo. “As lâminas são acompanhadas de um pequeno atlas colorido que ajuda o estudante a identificar aquilo que está vendo no microscópio”. O kit oferece lâminas de sangue, intestino, túbulos seminíferos, ovário e dos tecidos nervoso, muscular esquelético e cardíaco

De acordo com Janaina Casarin Poli, coordenadora de Ciências da Natureza e Matemática, da escola Sud Mennucci, o material será de grande utilidade para o ensino de Ciências. “Esse acréscimo de materiais vai incentivar mais ainda os alunos e enriquecer nosso trabalho na escola”.

Para o diretor da ESALQ, professor Luis Gustavo Nussio, ações como essa ratificam a própria história da ESALQ em atender demandas da sociedade. “Ao entregar esse laminário, a ESALQ assume uma posição de destaque na colaboração com o processo de instrução local”.

Também presente ao evento, o pró-reitor de cultura e extensão universitária da USP, Marcelo de Andrade Romero, lembrou do compromisso que a Universidade tem com a difusão do conhecimento gerado em seus campi. “A USP entendeu que é papel dela dividir seu conhecimento e parte dos seus recursos com a sociedade que a cerca. Este é mais um exemplo de que é possível, com poucos recursos, entregarmos kits de leitura para microscópio, para escolas públicas, já que para nós é muito fácil, pois temos professores competentes, material de qualidade e tem um impacto positivo. Amanhã um dos estudantes que estão aqui hoje identificam-se com a leitura em microscópio e podem ingressar em uma carreira diferenciada”.

Além da Sud Mennucci, foram contempladas as escolas estaduais Profº Adolpho Carvalho, Pedro Moraes Cavalcanti, Monsenhor Jeronymo Gallo e Profº Manasses Ephrain Pereira. Um kit foi disponibilizado, ainda, ao Departamento de Economia, Administração e Sociologia da ESALQ para que os alunos do curso de Licenciatura em Ciências Agrárias e Biológicas possam ter a oportunidade de utilizá-los sob coordenação da professora Vânia Galindo Massabni.

Texto: Caio Albuquerque (27/03/2017)