ESALQ entregou prêmios do Desafio Ciência para a Paz

Cerimônia ocorreu dentro da programação da 60ª Semana Luiz de Queiroz (crédito: Gerhard Waller)

Na última terça-feira, 10 de outubro, ocorreu na Sala da Congregação da Esalq a cerimônia de premiação do Desafio Ciência para a Paz. No mesmo momento, foram reconhecidos os alunos de destaque no Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP (Siicusp) e a premiação do ESALQnovitas.

O Desafio “Ciência para a Paz” é um concurso que integra o Projeto Temático Anual da ESALQ que, nesta edição, teve como base a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável que norteia ações e programas das Nações Unidas e de seus países membros rumo ao desenvolvimento sustentável e com foco em princípios de ciência e de cidadania.

Os vencedores foram:

Categoria Frases

1º lugar: Erika Fabiola da Silva Maia – recebe

2º lugar: Nanci Castanha da Silva –recebe

3º lugar: Christina Aparecida Negro Silva - recebe

Categoria Fotos

1º lugar: Gustavo Quesada Roldán - recebe

2º lugar: Dulce Helfer - recebe

3º lugar: Natália Carolina de Almeida Silva - recebe

Categoria Tirinhas - Ensino Médio

1º lugar: Emilyn Zanin Fonseca e Isabele Machado Caprioli

Professores Responsáveis: Samuel Zanatta e Yacieni Oliveira e Silva Ferreira

2º lugar: Diego Lima de Novais e Max Willian Dias Machado

Professor Responsável: André Luiz Capucim

3º lugar: João Pedro Rodrigues de Oliveira, Lucas Xavier da Luz e Marcelo Henrique Gonçalves.

Professores Responsáveis: Samuel Zanatta e Yacieni Oliveira e Silva Ferreira

Na categoria Ensino Superior não houve classificados.

Siicusp – O Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP Iniciação Científica é um evento anual que tem como objetivo divulgar os resultados dos projetos de iniciação à pesquisa científica e tecnológica realizados por alunos de graduação da USP, bem como de outras instituições nacionais e internacionais.

Durante o 25º SIICUSP, ocorrido nos dias 04 e 05 de setembro de 2017, foram apresentados 268 trabalhos e outros dois foram apresentados via web. Dos 270 trabalhos, os avaliadores escolheram os três melhores 03 (três) trabalhos, levando em consideração o mérito científico e a contribuição para a área agronômica ou florestal. Os vencedores foram:

1º lugar, Leonardo Fioravante Gotardi

Orientador: Dr. Fernando Angelo Piotto (Pós Doutorando do Departamento de Genética)

2º lugar, Gabriel Oliveira Matsumoto

Orientador: Prof. Francisco de Assis Alves Morão Filho (do Departamento de Produção Vegetal)

Colaboradores: Liliane Cristina Libório Stipp e Juliana de Freitas Astúa

3º lugar, Viviane Deroldo Sabadoti

Orientador: Prof. Pedro Esteves Duarte Augusto (do Departamento de Agroindústria, Alimentos e Nutrição)

Colaborador: Alberto Claudio Miano

ESALQnovitas -  A Diretoria da Esalq, em prol de ações que incentivem a cultura empreendedora na academia lançou, em 14 de outubro de 2106, durante a 59ª Semana Luiz de Queiroz, o Programa ESALQnovitas, a fim de reconhecer as iniciativas de pesquisadores para obtenção de proteção de propriedade intelectual dos resultados de pesquisa (pedidos de patente e registros de software e de cultivar).

Nesta 2ª edição, a diretoria da ESALQ premiou o registro do software “RRiskBtWeb – Sistema para avaliação de risco de evolução de resistência de insetos a toxinas do Bacillus turinghiensis (Bt) expressas em culturas transgênicas”. Os autores são Aline de Holanda Nunes Maia (pesquisadora da Embrapa Meio Ambiente), Durval Dourado Neto (docente do Departamento de Produção Vegetal da USP/ESALQ) e Marcelo Gonçalves Narciso (pesquisador da Embrapa Arroz e Feijão).

Texto: Caio Albuquerque (11/10/2017)