ESALQ matricula alunos do SiSU

Tiago Siqueira e Jaciara da Costa Ponciano foram os primeiros se matricular (crédito: Gerhard Waller)

Parte das 84 vagas que a Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/ESALQ) disponibilizou para estudantes que prestaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), do Sistema de Seleção Unificado (SiSU), foi preenchida na matrícula da chamada regular, realizada nos dias 3, 6 e 7 de fevereiro. O Serviço de Graduação da ESALQ registrou 39 matrículas.

Muitos vieram de outros estados, como Jaciara da Costa Ponciano, 18 anos, que saiu de Barra do Piraí (RJ) e viajou a noite toda de ônibus em companhia da mãe, Silvana, e da madrinha Regina. A jovem vai cursar Engenharia Florestal, motivo de grande alegria para a mãe. “É uma felicidade enorme, um mérito para toda a família, é a primeira da nossa família a cursar universidade e o mais gratificante é que ela sempre almejou vir para a ESALQ”. Estudante de escola pública, Jaciara escolheu Engenharia Florestal, pois identificou-se com questões ambientais. “Fiz um projeto na escola na área ambiental e depois de pesquisar percebi que o curso de Engenharia Florestal corresponde com o futuro que eu quero pra mim e aqui é a melhor faculdade que pode me oferecer isso”. Ingressar em uma universidade pública via SiSU/Enem é um fato que deixou a universitária orgulhosa. “Esse sistema atende boa parte dos jovens que até então estavam sendo deixados de lado. Agora todos temos lugar em uma universidade de ponta como a USP”.

Um dos primeiros a chegar para a matrícula foi Tiago Siqueira, 22 anos, que veio de São Paulo com o pai, Roberto. O jovem vai cursar Engenharia Agronômica. “Após terminar o ensino médio, estava indeciso em qual curso gostaria de ingressar e escolhi engenharia agronômica pois me parece uma carreira bastante abrangente”. Tiago fez parte do ensino médio na França e por lá ainda iniciou o curso de medicina, mas não se adaptou. “A grade curricular aqui me agradou bastante e saber que existe a possibilidade do duplo diploma com escolas francesas parece perfeito pra mim”.

João Pedro Motta de Paiva, 18 anos, veio de Ribeirão Preto logo pela manhã para matricular-se no curso de engenharia agronômica. Enquanto o filho efetuava a matrícula os pais aguardavam ansiosos. “É uma oportunidade única de crescimento profissional”, declara o pai, Cassiano Paiva. “Tenho um amigo que está cursando o mesmo curso aqui e espero que atenda as minhas expectativas. Por enquanto a ficha ainda não caiu, tudo é novidade”, comemora o mais novo esalqueano.

A estudante Rita de Cassia Rodrigues, 20 anos, também veio de longe. Viajou cerca de 12 horas desde Ponta Grossa (PR), para matricular-se em Engenharia Agronômica. “Espero começar agora um período de aprendizado e oportunidades de qualidade. Fui muito bem recebida pelos veteranos e escolhi esse curso pois me identifiquei com a grade curricular”.

Uma das ingressantes chamou a atenção. Catarina Corrêa Simplício, de apenas 16 anos, foi aprovada para o curso de Engenharia Agronômica e veio de Goiânia (GO) acompanhada pelos pais, Andrea e Carlos Alberto. “Eu realmente não esperava passar, então quando eu coloquei minha nota no Sisu e constatei que nota de corte da ESALQ estava um pouco abaixo da nota que eu tirei, fui pesquisar mais sobre a ESALQ e percebi que era realmente um grande curso como eu esperava”, declarou a mais jovem esalqueana.

Para o presidente da Comissão de Graduação da ESALQ, professor Luis Eduardo Aranha Camargo, receber estudantes que ingressaram via SiSU significa ampliar o espaço de seleção. “As estatísticas mostram que a Fuvest atrai, basicamente, candidatos do Sudeste, principalmente do Estado de São Paulo e com o Enem a ideia é recrutar estudantes de outras regiões, também com grande potencial acadêmico. Para os ingressantes podemos dizer que estamos fazendo de tudo para atender suas expectativas. Nosso corpo docente é altamente qualificado, além do apoio institucional em ações de permanência estudantil como moradia, bolsas, estágios, possibilidades de intercâmbio, entre outros”.

O cronograma do SiSU continua no próximo dia 17/02, com a divulgação da 1ª chamada da lista de espera. As matrículas para essa lista acontecerão dias 20 e 21 de fevereiro.

Fuvest – Além do SiSU, a ESALQ disponibiliza outras 346 vagas pelo vestibular da Fuvest. Os candidatos aprovados via Fuvest deverão efetivar a matrícula dias 13 e 14 de fevereiro, das 9h às 15h, na Central de Aulas da ESALQ.

A ESALQ já formou 15 mil estudantes na graduação e está, segundo o ranking internacional US News and World Report, entre as 5 melhores universidades do mundo em ciências agrárias. Todos os matriculados deverão confirmar a matrícula de forma presencial nos dias 07 e 08 de março.

Outras informações pelo e-mail sagradua@usp.br .

Texto: Caio Albuquerque, com apoio de Caio Nogueira (07/02/2017)