ESALQ Notícias 118/2016 - 59ª Semana Luiz de Queiroz - Lançamento do livro "Eucalyptus no Brasil"

ESALQ Notícias 118/2016 - 59a Semana Luiz de Queiroz - Lançamento do livro "Eucalyptus no Brasil"

Entre as atividades da 59a Semana Luiz de Queiroz  aconteceu, na sexta-feira 14/10,  o lançamento da obra “Eucalyptus no Brasil”. A obra, produzida pela Editora IPEF – Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais, com apoio da Suzano Papel e Celulose,  tem como objetivo servir de ferramenta de campo, notadamente ao produtor rural e urbanistas, para identificação das principais espécies de Eucalyptus cultivadas no Brasil, bem como trazer informações relevantes aos pesquisadores e profissionais florestais sobre as necessidades climáticas de cada uma delas. O livro contém chave de identificação, descrições morfológicas, informações e mapas sobre a distribuição natural e aptidões climáticas na origem, e comentários taxonômicos. Possui mapa de aptidão climática das espécies no Brasil e pranchas fotográficas para cada uma delas, ilustrando ramos com flores ou frutos, botões florais, frutos, sementes, mudas, madeira em corte transversal ou longitudinal, tronco e detalhe da casca. No total, aproximadamente 500 ilustrações e mais de 50 mapas são apresentados para as 47 espécies tratadas neste guia. São seus autores: Clayton Alcarde Alvares, José Luiz Stape (ambos colaboradores da Suzano Papel e Celulose), Thiago Bevilacqua Flores (doutorando da Unicamp) e Vinicius Castro Souza (diretor do Jardim Botânico do RJ).