Esalq recebe ingressantes e familiares

Esalq Notícias 202/2019 - Recepção dos ingressantes 2019 - manhã

Ingressantes foram recepcionados no Salão Nobre (crédito: Gerhard Waller)

A Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP) recebeu, na manhã desta segunda-feira, 18/02, os ingressantes de 2019. São 430 novos alunos, aprovados no SiSU/Enem ou Fuvest, que agora estão matriculados nos sete cursos de graduação.

Para receber os calouros, a Esalq preparou a Semana de Recepção aos Ingressantes, que vai até a próxima sexta-feira e contempla palestras, vivências socioculturais, atividades esportivas e, claro, as aulas inaugurais.

Laercio Arruda chegou cedinho, vindo de Dourados (MS) para acompanhar o primeiro contato do filho, Fernando, com a universidade e com o curso de Engenharia Agronômica. “É uma alegria trazê-lo para cá, para estudar em uma Escola referência. Ele é muito novo, tem apenas 17 anos, vai amadurecer durante a graduação, mas deixarei ele aqui tranquilo, já que se trata de uma instituição muito séria”.

Vindo de Vargem Grande Paulista (SP), Lucas Carnevale, 19 anos, escolheu o curso de Ciências Econômicas. “Minha vontade sempre foi estudar na USP e escolhi vir para Piracicaba porque o curso daqui tem como uma das especialidades o setor primário”, disse o calouro, que passou no vestibular da Fuvest.

Acompanhado dos pais e da irmã Maria Clara, Murilo Nascimento ainda buscava um espaço entre as centenas de ingressantes que se dirigiam ao Salão Nobre para acompanhar a cerimônia de abertura da Semana de Recepção. “Vim fazer Engenharia Agronômica porque meu pai trabalha em uma fazenda de laranjas”, conta o jovem de Mogi Guaçu. Ao lado dele, a mãe, Aparecida Nascimento, estava emocionada. “Espero que ele tenha muito aprendizado, faça boas amizades nessa chance que a vida está lhe dando. Eu fico com o coração apertado, mas sei que ele se sairá bem”.

Acomodados no Salão Nobre após o café da manhã servido no saguão do Edifício Central, ingressantes e familiares foram acolhidos pelos dirigentes do campus e conheceram um pouco da dinâmica da vida estudantil.

O diretor da Esalq, professor Durval Dourado Neto, saudou os presentes lembrando que a grade curricular já está disponível para a turma de 2019. “Esperamos que todos possam ter uma jornada acadêmica de muita convivência e interação. A partir de hoje valorizem cada momento e contem conosco na oferta de um ambiente institucional positivo”.

A cerimônia foi conduzida pelo professor Luis Eduardo Aranha Camargo, presidente da Comissão de Graduação. Coube a este docente também conduzir, junto do prefeito do campus, professor Roberto de Arruda Sousa Lima, uma apresentação institucional sobre os principais pontos da infraestrutura acadêmica e dos programas de permanência estudantil como moradia, bolsas, serviços de saúde e praça esportiva.

Ministério Público – Para falar sobre o trote e a preservação dos direitos humanos na universidade, estiveram presentes a 5ª Promotora de Justiça de Piracicaba, Maria Christina Marton Correa Seisarth de Freitas e o 15º Promotor de Justiça de Piracicaba, Luciano Gomes de Queiroz Coutinho. Em 2015, Esalq e Ministério Público estabeleceram uma parceria que fornece apoio à comunidade acadêmica sobre questões ligadas ao trote, ação proibida por lei, no Estado de São Paulo, desde 1.999. “Os alunos da Esalq podem contar com o MP como um porto seguro de apoio e segurança em situações de violação dos direitos humanos”, ressaltou Coutinho.

Para a promotora Maria Christina, a chegada à universidade é um momento de alegria. “Hoje é um momento de alegria, que deve ser espalhado durante toda a permanência na universidade, se espalhando por uma jornada que desejamos ser de aprendizado. Esperamos que cada um desses novos alunos, ao se formar, possam retribuir à sociedade o investimento público de maneira que nosso País possa se desenvolver”.

Ao final dos pronunciamentos, os estudantes acompanharam a palestra “Avanços e obstáculos para as mulheres nas Universidades: o caso da USP”, proferida por Prislaine Krodi e Eduardo Capocchi, do escritório USP Mulheres.

A cerimônia contou com apresentações do Coral Luiz de Queiroz, sob regência da maestrina Cíntia Pinotti. Na parte da tarde, os novos esalqueanos conhecerão os serviços e projetos desenvolvidos pelo campus.