Esalq recebe a visita de professores colombianos

Brasileiroe colombianos reuniram-se no departamento de Zootecnia (crédito: Gerhard Waller)

Com o propósito de trabalhar no desenvolvimento de um plano de ação e iniciar colaborações específicas, a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP) recebeu, nos dias 28 e 29, uma comitiva de docentes da universidade colombiana Unitrópico.

O grupo foi recepcionado na manhã de quarta-feira, 28/6, com boas vindas e apresentação institucional da Esalq/USP, feita pela professora Helaine Carrer, presidente da Comissão de Relações Internacionais.

Na sequência os colombianos se apresentaram e, dali em diante houve um alinhamento de expectativas e apresentação das pesquisas desenvolvidas pelo departamento de Zootecnia, foco principal de interesse dos vizinhos sul-americanos.

Desde 2019 existe um convênio assinado entre as instituições. O acordo é coordenado na Esalq pelo professor Evandro Maia Ferreira, do departamento de Zootecnia, que destaca a importância da parceria. “É a segunda visita da Unitrópico aqui na Esalq e pretendemos fortalecer a parceria a partir de agora com o intercâmbio de estudantes, o que reforça a importância de nos aproximarmos dos países da América Latina”.

Segundo o docente da Esalq, há um interesse muito grande na genética do gado brasileiro. “Eles consideram hoje em dia a genética do gado brasileiro como sendo extremamente importante, sobretudo nos países tropicais. Há interesse grande no Nelore, que é a base do plantel de bovinos brasileiro, mas também na área de manejo de pastagem na área de nutrição de maneira geral. Eu acho que temos muito a contribuir nessas áreas”.

Além das discussões sobre possibilidades de intercâmbio, os colombianos, realizaram visita em áreas de campo do departamento de Zootecnia.

No segundo dia de visita, houve conversas sobre Modelagem Agrícola e Mudanças Climáticas e atividades ligadas ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Sistemas Agrícolas, com o professor Fábio Marin, do departamento de Engenharia de Biossistemas; assistiram uma apresentação de atividades ligadas ao curso de Engenharia Florestal, com a Luciana Duque da Silva, do Departamento de Ciências Florestais e coordenadora do curso e apresentação de atividades ligadas ao PPG Recursos Florestais, com o Edson Vidal, docente do departamento de Ciências Florestais e coordenador do PPG.

Texto: Caio Albuquerque (5/7/2023)

Edição 484