ESALQ vence o Prêmio Brasil Hidroponia

A docente atua na área de produção de hortaliças de folhas, frutos e flores em campo (crédito: Gerhard Waller)
A Revista Hidroponia realizou, em janeiro, a divulgação oficial dos nomes dos laureados do Prêmio Brasil Hidroponia 2016. A Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/ESALQ) foi a vencedora em duas categorias. A ESALQ venceu na categoria “Instituição de Ensino” e a professora Simone da Costa Mello, do Departamento de Produção Vegetal, ganhou na categoria “Pesquisador”.

“É com imensa alegria que recebemos o prêmio Brasil Hidroponia 2016, tanto na modalidade técnica ‘Instituição de Ensino’, bem como com a contemplação, na categoria ‘Pesquisador’, da professora Simone da Costa Melo, comentou o vice-diretor da ESALQ, professor Durval Dourado Neto.

A iniciativa é da Revista Hidroponia, com o patrocínio da Akso Produtos Eletrônicos, apoio da Aquafértil Fertilizantes Especiais e incentivo do LabHidro. Ao todo, o Prêmio Brasil Hidroponia 2016 conta com 18 vencedores. São personalidades, lideranças, produtores, pesquisadores e fornecedores da cadeia hidropônica que fazem a diferença no setor e que receberam mais votos do público em suas respectivas categorias.

“O reconhecimento do trabalho de nossos pesquisadores que se dedicam à melhoria da cadeia hidropônica é gratificante, pois o grande desafio da Instituição é promover a transformação do conhecimento em riqueza para o bem comum de toda sociedade”, complementa Dourado Neto.

Os vencedores receberão um certificado pela distinção e terão seus perfis apresentados em reportagem especial na edição n° 17 da Revista Hidroponia, que será veiculada na segunda quinzena de fevereiro.

Simone da Costa Mello – É graduada em Engenharia Agronômica pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Jaboticabal (1990). Concluiu o Mestrado em Solos e Nutrição de Plantas pela Universidade de São Paulo (1994) e o Doutorado em Solos e Nutrição de Plantas pela Universidade de São Paulo (1999). Realizou Pós-Doutorado na Universidade da Flórida (UFL), EUA (novembro de 2011 a outubro de 2013) e Livre-docência pela Universidade de São Paulo (2015). Atualmente é Professor Associado I da USP junto ao Departamento de Produção Vegetal da ESALQ, docente credenciado no Programa de Pós-Graduação em Fitotecnia da ESALQ. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em cultivo protegido de hortaliças em sistemas de produção em solo, substratos e hidropônicos. Também atua na área de produção de hortaliças de folhas, frutos e flores em campo.