Estudo gera economia de água em canteiro de hortaliças

Alfaces em final de ciclo 42 dias (crédito: Jair Sebastião da Silva Pinto)

Um estudo desenvolvido no campus Luiz de Queiroz, da USP em Piracicaba, desenvolveu um sistema de controle de irrigação que pode auxiliar a gestão hídrica em pequenas propriedades.

Com o título “Desenvolvimento de uma plataforma “Open-Source” de baixo custo conectada a internet para aquisição de parâmetros ambientais e umidade do solo”, a pesquisa foi desenvolvida pelo engenheiro químico Jair Sebastião da Silva Pinto, com auxílio do técnico Luis C. Camargo e supervisão do professor Sergio Nascimento Duarte, do departamento de Engenharia de Biossistemas da Esalq.

“Desenvolvemos uma plataforma de aquisição de dados, controle e comunicação via celular (GPRS), e baseada na plataforma Thingspeak de Internet das Coisas (IoT)”, conta o engenheiro Jair. Segundo ele, a plataforma foi validada durante um ciclo de desenvolvimento de duas variedades de alfaces, sendo monitorado temperatura e umidade relativa do ar, temperatura e tensão da água no solo em duas profundidades (10 e 25 cm), evapotranspiração de referência e irradiação solar. “Com os dados da tensão da água no solo a plataforma controlou automaticamente as irrigações, disponibilizando essas informações na internet”, complementa.

Menção Honrosa – O estudo recebeu Menção Honrosa, sendo classificado em 2° lugar na área Geomática, Instrumentação e Agricultura de Precisão, no XLIX Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola (CONBEA 2020) realizado no formato on-line de 23 a 25 de novembro de 2020.

Texto: Caio Albuquerque (03/03/2021)

Edição 364