Exposição retrata os 20 anos da Série Produtor Rural e lança novo exemplar com o tema Orquídeas

Eliana Maria Garcia, Paulo Roberto Castro e Antonio Roque Dechen (créditos: Gerhard Waller)

A exposição que retrata a “linha do tempo” da Série Produtor Rural (SPR) aconteceu no dia 3 de agosto, junto com o lançamento da 65ª edição, como tema Orquídeas. Editada pela Divisão de Biblioteca da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq/USP), a SPR tem como objetivo publicar textos acessíveis aos produtores com diversificados temas, por meio de textos curtos e ilustrados, contribuindo para a Extensão Rural.

Marcia Regina Migliorato Saad, chefe da Divisão de Biblioteca e Documentação (DIBD), falou sobre  a importância da SPR. “A Série Produtor Rural nos coloca como divulgadora e produtora de conteúdo, além de divulgação de informação, sempre queremos ampliar mais, transmitindo conteúdo para toda população”.

A idealizadora do projeto foi Janeti Bombini de Moura, antiga chefe da Biblioteca que, na ocasião, informou como ocorreu o inicio do projeto, ainda em 1995. “Tínhamos uma grande demanda de material para os produtores rurais, recebíamos muitas correspondências sobre como plantar e como fazer tais coisas. Então ficamos durante três anos em processo e ,em 1997, teve iniciou o projeto. As meninas (bibliotecárias) deram continuidade e agora o projeto faz 20 anos e o objetivo foi atingido, com publicações que contém uma linguagem que todos possam entender”.

SPR na mídia – A SPR é destaque no Globo Rural, uma vez que a produção do programa da Rede Globo utiliza a publicação para responder os questionamentos dos telespectadores. “É um grande apoio que temos com, pois é esse o nosso objetivo, o quanto a gente puder espalhar a Série para todas as comunidades, melhor” falou a atual chefe da Biblioteca.

Orquídeas– Durante a exposição que retrata os 20 anos da SPR, o Professor Paulo Roberto de Camargo Castro lançou o 65º exemplar da coleção que traz Orquídeas como tema. O livro expõe orientações sobre morfologia e genética das orquídeas, incluindo métodos de cultivo e as respectivas técnicas para controle de doenças e pragas.

O 65° exemplar integra uma sólida base científica a curiosidades e exemplos práticos para explicar o manejo de orquídeas. “O objetivo é divulgar com um pouco mais de técnicas sobre as orquídeas, e principalmente, com a colaboração de dois departamentos da Escola que trabalham com parte de pragas e doenças, identificar as doenças, para manter as orquídeas. Inclusive tem uma parte histórica”, disse o professor Castro.

Para acessar todos os exemplares da Série Produtor Rural clique em www4.esalq.usp.br/biblioteca/publicações-a-venda/serie-produtor-rural. Outras informações pelo email: biblioteca.esalq@usp.br

Texto: Gabriela Martins Spolidoro | Estagiária de Jornalismo

Revisão: Caio Albuquerque