Homenagem ao professor Álvaro Pires da Silva, do LSO

No dia 25 de novembro de 2016, o Departamento de Ciência do Solo da ESALQ, foi surpreendido desagradavelmente pela notícia do falecimento de um dos seus Professores.

Até aí, o nefasto acontecimento poderia ter sido encarado, até certo ponto, como fato normal sendo a morte uma rotina na nossa vida. Mas o golpe que desnorteou a todos nós foi a anunciada morte do Prof. Dr. ALVARO PIRES DA SILVA.

Possuidor de uma personalidade típica, de um humor explosivo, exercia suas atividades docentes permeada por uma auto crítica feroz que o levava à busca continua de melhorias tecno didáticas próprias e o forçava a uma aprimoramento continuado.

Mas suas qualidades profissionais não impressionam-me. Isso o tempo e colegas de outras Universidades reconhecem e admiram. O ponto que a meu ver, e será sempre digno de nota, foi seu relacionamento com todos aqueles que dividiam com ele a rotina no Departamento!

Homem justo, administrador de sensível e digna sensibilidade, aglutinador e líder inconteste e, acima de tudo, um grande e insubstituível amigo de todas as horas.

Sempre tinha tempo para um dedo de prosa a quem solicitasse e/ou precisasse, sempre encontrava uma solução para o problema que se lhe apresentassem.

Tenho receio de, ao escrever esta simples homenagem a um amigo, deixar-me levar pela emoção contida a duras penas e beirar o pieguismo rude e comum. Mas, creiam, é o coração que fala.

O mesmo coração que, pretensiosamente e em nome de todos do Departamento, se arvora em ser seu representante para reafirmar que sua falta será sentida para todo o sempre, mas seus exemplos ficarão norteando a todos aqueles que um dia puderam, de alguma forma, desfrutar de sua convivência.

De nossa parte só posso lamentar profundamente esta perda, reconhecer e admitir uma lacuna que jamais será preenchida e prestar nossas homenagens a sua esposa e filho que, mais que todos nós, terão que conviver com sua ausência.

Nossos sinceros e sentidos pêsames.

Boletim 151