Homenagem ao professor Fernando Valadares Novaes

(Crédito: acervo pessoal)

Faleceu ontem, dia 02 de fevereiro de 2021, em Campo Grande (MS), Fernando Valadares Novaes, professor aposentado da Esalq/USP. O docente, que pertenceu ao Departamento da Agroindústria, Alimentos e Nutrição (LAN), estudou a cachaça, com inteligência e persistência, numa época de poucos recursos.

O Prof. Fernando desenvolveu pesquisas, criou tecnologias e aprofundou o conhecimento em fatores que afetavam a qualidade da bebida. Desenvolveu metodologias e equipamentos de destilação que modificaram o setor produtivo. Foi, sem dúvida, um dos principais responsáveis pelo incremento recente da qualidade da cachaça. Seus alunos e orientados, com certeza, são imensamente gratos pela oportunidade de ter convivido e aprendido tanto com o estimado docente. Nosso reconhecimento e agradecimento eterno a ele!

Particularmente, o Prof. Fernando foi meu grande mestre. Tive a honra e o privilégio de o suceder na área na Esalq. Realmente, uma grande perda para a família, amigos e alunos.

A Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP) solidariza-se com todos os entes queridos.

Texto: Prof. André Alcarde (LAN)
03/02/2021

Edição 360