Homenagem ao professor Mario Ferreira

Mario Ferreira, durante homenagem recebida pela Esalq em 2017 na Estação Experimental de Anhembi (crédito: Gerhard Waller)

No último dia 5 de janeiro, faleceu Mario Ferreira, docente aposentado do departamento de Ciências Florestais da Esalq. O docente foi um dos idealizadores que impulsionaram o desenvolvimento e a implementação da Estação Experimental de Ciências Florestais em Anhembi. Durante sua trajetória contribuiu com o melhoramento florestal do Eucalyptus e Pinus no Brasil.

Em virtude da sua partida, o professor Luiz Carlos Estraviz Rodriguez, atual chefe do departamento de Ciências Florestais, redigiu singela homenagem ao docente (texto abaixo). Também o site Mais Floresta publicou, em seu canal no Youtube, um vídeo que traz uma entrevista com o professor Mario Ferreira abordando a sustentabilidade do eucalipto. (Assista)

Homenagem ao professor Mario Ferreira, por Luiz Carlos Estraviz Rodriguez

Foi-se ontem à noite (05/01/2021) o segundo da famosa dupla João Simões e Mário Ferreira, professores que por muitos anos contribuíram para o desenvolvimento do Departamento de Ciências Florestais da Esalq e da Silvicultura Brasileira.

Dia triste para a Esalq, que se despede sem poder reunir Amigos e Parentes para homenageá-lo. Apesar do vazio deixado pela sua ausência, fica o enorme legado, que só não é menor do que a sua humildade.

Ultimamente o Prof. Mário lamentava a desaceleração dos programas de melhoramento clássico do Eucalyptus e do Pinus, pois tinha consciência da falta que estavam fazendo neste momento. Ao mesmo tempo sabia que era uma questão de tempo para serem retomados, e que de muito servirá a contribuição que ele deixou nessa área.

Em cada coleção, teste de progênie ou procedência ou arboreto que ele deixou plantado, nos relatórios e séries técnicas do IPEF que ele deixou registradas e nos profissionais que ele formou fica grande parte do seu legado. Fonte de enorme riqueza para o setor e para o país, essa memória é tangível nesses elementos.

A outra se foi com ele, arquivo, que enquanto vivo, vinha sendo compilada por colegas com a participação ativa, lúcida e visionária dele. Tivemos essa sorte, e nos alegraremos de ver uma certa ressureição acontecer quando em breve for publicada. Vá em paz, Prof. Mário Ferreira, com a certeza de missão cumprida.

Os nossos sentimentos para aos familiares e amigos.

SUSTENTABILIDADE DO EUCALIPTO por Mário Ferreira

Edição 357