Homenagem da Esalq ao Professor Doutor Jairo Ribeiro de Mattos

O Professor Jairo Mattos foi um ser humano múltiplo. A Ciência, a Filantropia e a Arte tiveram enorme influência para definir uma trajetória intensa de batalhas e significantes vitórias para a cidade que tanto amava, sua Piracicaba.

Sempre ativo, docente do Departamento de Produção Vegetal (denominado anteriormente como Departamento de Horticultura e posteriormente Departamento de Agricultura e Horticultura), da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”, da Universidade de São Paulo. Na Esalq, ele se dedicou à docência e às pesquisas na área de conhecimento da Floricultura, de 1963 a 1990, onde também obteve seu diploma de Engenheiro Agrônomo e a titulação de Doutor, de que tanto se orgulhava. Publicou diversos estudos sobre Nutrição mineral de plantas ornamentais além de outras temáticas.

Tinha o dom da palavra, foi escolhido como orador da turma do jubileu dos 25 anos de sua turma.

Mesmo aposentado, como deputado estadual, deu grande ajuda à Esalq, podemos lembrar da efetivação do Horto Florestal de Itatinga que passou a integrar como área do campus “Luiz de Queiroz”, em agosto de 1988, na gestão dos Professores Humberto de Campos (Diretor) e Paulo Fernando Cidade de Araújo (Prefeito do Campus), que representa hoje um centro de referência de pesquisas do Departamento de Ciências Florestais.

Além disso, uma outra destacada conquista foi conseguir que a Adealq (Associação dos ex-alunos Luiz de Queiroz) fosse declarada de utilidade pública estadual, pela Lei nº 7240 de 10/05/1991.

Em sua atuação política, tendo sido três vezes eleito deputado estadual, jamais deixou de ser árduo defensor da conservação da natureza e da promoção do homem, o que confirmava sua vocação para as Ciências da Terra.

Por décadas foi Presidente do Lar dos Velhinhos. Em 1999, preocupado com a saúde dos idosos, estimulou na Esalq uma pesquisa sobre o efeito da utilização de um complemento alimentar. Em conjunto com o Departamento de Alimentos e Nutrição, sugeriu pesquisa de mudança de hábitos alimentares, substituindo as carnes gordurosas por um suplemento de cereais, leguminosas e oleaginosas que reduziu significativamente o gasto com medicamentos.

Homenageado em 2001, no Centenário da Esalq, com a “Medalha Paulista Mérito Científico e Tecnológico” de 2001, entregue pelo Governador Geraldo Alckmin.

A honraria foi criada pelo governador Mário Covas como forma de reconhecimento às instituições e pessoas físicas que se destacaram nas áreas científicas e tecnológicas.

Professor, Pesquisador, Artista Plástico, Rádio difusor, Benemérito, Político e Empreendedor, o Professor Jairo Mattos será sempre lembrado pelo carisma e dinamismo em que se envolveu com os inúmeros projetos que orientou e acompanhou.

Levou uma vida digna, cheia de ações assertivas em todas as suas etapas.

Aos familiares, amigos e beneficiados deixou um grande exemplo da determinação e de coragem!

Durval Dourado Neto | Diretor da Esalq

Edição 332