Integrando Pesquisa & Extensão: atividade da USP abordou o tema Cultura Organizacional Orientada a Dados

Principais termos mencionados nas apresentações e discussões do evento.

O Grupo Change USP realizou, entre 19 e 22 de fevereiro de 2024, o Kickoff Week do Projeto de Pesquisa CNPq, um evento de Cultura e Extensão Universitária da Universidade oferecido de forma online e gratuita. Com o intuito de desvendar o poder da cultura organizacional orientada por dados, o evento colaborativo ofereceu 20 palestras e se propôs a examinar o papel dos dados na formação e transformação das culturas de trabalho nas organizações.

A iniciativa contou com o apoio do Departamento de Economia, Administração e Sociologia e do Serviço de Cultura e Extensão Universitária, ambos da Esalq/USP, do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da EESC-USP e do Instituto de Pesquisa e Educação Continuada em Economia e Gestão de Empresas (Pecege).

Além da equipe de pesquisadores do projeto, organizações convidadas enriqueceram o workshop com palestras sobre seus desafios na gestão de dados. Durante o Workshop de Cultura Organizacional Orientada por Dados, houve uma ampla diversidade de opiniões e relatos dos participantes, refletindo suas experiências e perspectivas e também o conhecimento adquirido naquela ocasião. “É um evento de extrema relevância, considerando o momento que estamos vivendo. A aceleração das mudanças tecnológicas, suas interações e impactos sistêmicos na humanidade precisam ter profundidade nas discussões; um workshop como esse oferece essa oportunidade” e “Excelente conhecer como as grandes empresas estão lidando com os dados e os transformando em informação útil”, foram alguns dos comentários.

A atividade também foi elogiada por Fabio Zalpa, coordenador de Prevenção e Lavagem de Dinheiro no setor financeiro e estudante de MBA em Data Science & Analytics pela ESALQ/USP. “O evento teve uma organização impecável, deixando para trás eventos organizados por empresas de grande renome no mercado. Os temas abordados estão muito em linha com os desafios atuais e foram conduzidos por pessoas de extremo conhecimento.”, destacou.

Foi sugerido como melhoria para edições futuras, o uso de enquete e os modelos de seminário da plataforma Zoom. De acordo com o público que participou do evento, esse formato poderia “promover uma experiência de audiência ainda melhor”, em adição ao uso do chat da plataforma. Além disso, outra sugestão foi gravar as apresentações. “Sentimos falta e gostaríamos de ter assistido algumas que não pudemos participar ao vivo”, relataram alguns dos participantes.

A inteligência artificial integrada à plataforma Zoom gerou relatórios ao término de cada apresentação, os quais abrangem as principais ideias e tópicos discutidos. A partir desses relatórios, foi realizada uma análise de frequência das palavras mais recorrentes ao longo dos quatro dias do evento. Os resultados foram visualizados em uma nuvem de palavras, onde as palavras mais destacadas representam aquelas que ocorreram com maior frequência.

Carla Macário, líder de Pesquisa & Desenvolvimento da Embrapa Agricultura Digital, considerou que o Kickoff Week foi uma oportunidade incrível. "Pude destacar a importância dos dados na agricultura e como eles moldam nossas práticas nesse setor. Falei sobre a cultura organizacional orientada a dados e como isso se aplica à agricultura digital, onde tudo é fundamentado em dados. Compartilhei experiências, discuti desafios e mostrei a evolução dos dados ao longo da história da agricultura. Abordei temas relevantes como a necessidade de dados confiáveis e a importância da governança de dados, destacando iniciativas da Embrapa e da USP nesse sentido. Também ressaltei a importância de integrar dados em projetos como o ZARC e na área de bioinformática e biotecnologia. A diversidade de visões e abordagens apresentadas no evento foi fantástica. Parabenizo e agradeço pela oportunidade, desejando sucesso contínuo a esse trabalho crucial em um mundo cada vez mais orientado por dados.", afirmou ela.

Para o professor Mateus Gerolamo, coordenador do Projeto e do Grupo de Pesquisa em Gestão da Mudança e Inovação (USP), o evento superou as expectativas. “O projeto está ainda em seu primeiro mês e era para ser apenas uma reunião interna de kickoff. Quando organizamos a dinâmica, vimos que tínhamos conteúdo rico para abrir à comunidade interessada. Não tínhamos ideia se seria bem aceito, e ficamos surpreendidos com a quantidade de participantes de vários perfis e também muito felizes com o feedback do público. Estamos satisfeitos com os resultados e com a quantidade de novas ideias geradas em apenas quatro dias, as quais certamente alimentarão os nossos próximos três anos de execução do projeto”.

Gerolamo também destacou a qualidade e comprometimento do time de pesquisadores. “Um dos pontos fortes da proposta, segundo o CNPq, foi a composição do grupo de pesquisadores, e isso ficou comprovado pela qualidade das palestras”.

Os resultados do evento, somados às opiniões de diferentes pessoas, destacam a excelência do mesmo, reforçando a importância de compartilhar conhecimentos e de gerar impacto significativo tanto na comunidade acadêmica quanto na empresarial.

O projeto de pesquisa é financiado pelo CNPq, Edital Universal Chamada CNPq/MCTI Nº 10/2023. Processo No. 405914/2023-7, com duração prevista até fevereiro de 2027.

Empresas interessadas em fazer parte do projeto podem contatar a coordenação para mais informações e formas de parcerias.

Mais informação:
Site do grupo   |   LinkedIn  |  cultura.dados@gmail.com

Edição 519