Música na ESALQ: Grupo "Água de Vintém"

Na próxima semana, "Água de Vintém Interpreta Sérgio Belluco" será a atração do Projeto Música na ESALQ. O grupo é composto por Vitor Casagrande (bandolim), Saulo Ligo (cavaco), Guilherme Soares (violão), Marcus Godoy (violão de 7 cordas) e Xeina Barros (pandeiro).

Data: 29 de outubro de 2015
Horário: 17h45
Local: Edifício Central - Salão Nobre

Programa: Buliçoso, Kaique, Murmúrio d'alma, Sem mais nem menos, Inocência , Dialogando, Valsa Seresta nº3, Pixinguinha - Lamentos, Melodiando, Melancólico, Um toque sutil, Nossa Amizade, Choro Cruzado, Sabrina.

Conjunto Água de Vintém: Um dos destaques da nova geração do choro, o Água de Vintém traz na bagagem um expressivo currículo de shows nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Santa Catarina e participações em eventos de grande relevância. O disco de estréia do conjunto, “Café da Dona Chica” (2013/Acari Records – RJ), traz 11 composições autorais dentre suas 12 faixas. O segundo disco, “Água de Vintém interpreta Sérgio Belluco” (2015), resgata da obra de um importante compositor e violonista piracicabano e confirma o amadurecimento da sonoridade de um conjunto já estabelecido no cenário atual da música brasileira. O álbum reúne choros, choros sambados, valsas, uma polca, um schottish e duas peças para violão solo, todas composições impecáveis e inéditas de Sérgio Belluco.

Atualmente com 84 anos de idade, Belluco é um dos personagens centrais no desenvolvimento do choro no interior de São Paulo por sua atuação como professor de violão, pela transcrição caprichosa de incontáveis partituras de choro, pelo seu trabalho à frente do conjunto Som Brasileiro e pela sua fértil obra como compositor.

Com participações de Rafael Toledo, Alessandro Penezzi e Leandro Oliveira, o disco traz melodias que passeiam entre bandolim, violão tenor, flauta e violão, com acompanhamento impecável de violões de 6 e 7 cordas, pandeiro, cavaco e percussão. Nas palavras de Alessandro Penezzi, que foi aluno de Sérgio e com ele tocou durante anos, “nesse disco temos o prazer de ouvir músicos que, apesar da pouca idade, já trazem na bagagem experiência de sobra, bom gosto, técnica e precisão. Deixo minhas congratulações à iniciativa dos integrantes de registrar as composições desse músico brasileiro tão importante, cultuador e continuador da escola do violão brasileiro, erudito e do choro”.

A realização é do Serviço de Cultura e Extensão Universitária (SVCEx) da da Escola.

O próximo “Música na ESALQ” acontecerá no dia 26 de novembro de 2015, com o Grupo “La Follia” - Recital de Música Barroca, composto por Rogério Peruchi (flauta-transversal), Gláucia Pinotti (violino), Cristina Geraldini (violoncelo),  Helena Jank (cravo).