Mostra “Rochas e minerais” fica aberta no Museu Luiz de Queiroz até o final do mês

(crédito: Denise Guimarães)

A exposição “Rochas e minerais: de um grão de areia até a imensidão das cavernas” entra em sua fase final. Visto seu sucesso, a mostra segue o mês de novembro todo, com visitação gratuita, destacando os minerais, partindo de suas origens, formas, alterações, ciclos e impactos no planeta Terra.

Ainda, temas como ciclo das rochas, meteoros, as formações dos grãos de areia, cavernas e solos são parte do que a mostra aborda, de forma didática. Ainda, conta também com uma câmara de fluorescência, formas geométricas, além do uso e aplicação no setor econômico e na agricultura dos minérios.

Primavera dos Museus

Durante a Primavera dos Museus, o foco se deu principalmente nas visitas para o público durante a semana. Ainda, houve a abertura do espaço em um domingo à tarde, onde foram recepcionados uma média de 370 visitantes.

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Dos dias 17 a 21 de outubro, o PECEGE realizou atividades na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia - SNCT, organizada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Na ocasião, foram levados itens do acervo do Museu de Geociências, a fim de compor parte das práticas oferecidas no espaço pelo grupo de extensão e pesquisa CRECIN e pelo Museu “Luiz de Queiroz”.

Com isso, estavam disponíveis para o público uma mesa com minerais e areia magnética, para interação, bem como minerais fluorescentes em uma câmara escura.

A semana contou com a participação de mais de 1500 alunos de escolas de Piracicaba e Região, bem como sociedade em geral.

Dados da exposição (até o dia 6/11/2023)

Total de atividades monitoradas no local – 22 práticas

Público estimado de visitantes até o momento – 1500 pessoas

Público atingido estimado (direta e indiretamente) – 3000 pessoas

As atividades são de organização de Edno Aparecido Dario (Museu e Centro de Ciências, Educação e Artes “Luiz de Queiroz”), da docente Rosebelly Nunes Marques – LES/Esalq (grupo de extensão e pesquisa CRECIN - Centro de Referência em Ensino de Ciências da Natureza) e de Miriam Della Posta (Museu de Geociências – IGc/USP), com a colaboração de bolsistas e funcionários.

A exposição conta com o apoio do Serviço de Cultura e Extensão – SVCEx, da Divisão de Comunicação – DvComun, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), do Instituto de Geociências – Igc/USP e do PECEGE.

Contato: museulq@usp.br

Redes sociais:

@museulq

@crecin.esalq

@museudegeocienciasusp

Serviço

Exposição: “Rochas e minerais: de um grão de areia até a imensidão das cavernas”

Data: de 18/09 até 30/11

Horário: 8h às 17h

Local: Galeria Expositiva Renato Wagner - Museu “Luiz de Queiroz” - Esalq/USP, campus Luiz de Queiroz, USP Piracicaba. Avenida Pádua Dias, 11.

Edição 502