Bolsas para Jovens Líderes do Fundo Sasakawa

O Fundo Sasakawa de Bolsas para Jovens Líderes (em inglês, SYLFF) é uma instituição japonesa que desenvolve programas em mais de 70 universidades em todo o mundo - a USP, entre elas. A fundação tem por objetivo contribuir com a formação de estudantes de pós-graduação com estudos relacionados à temas internacionais, gerando jovens líderes para a nova sociedade global (detalhes em http://www.sylff.org/). Para tanto, o Fundo Sasakawa disponibiliza anualmente bolsas para estudantes de pós-graduação que estejam em fase de finalização de seus trabalhos

Requisitos

Poderão se inscrever alunos de pós-graduação regularmente matriculados de todas as unidades da USP, com os créditos dos respectivos cursos já concluídos ou que serão concluídos até julho de 2024. As bolsas são destinadas a alunos que irão finalizar a tese ou a dissertação até julho de 2025.

A área de estudos deverá ter, preferencialmente, uma dimensão internacional e estar relacionada às seguintes grandes áreas de conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas e Ciências Humanas. O programa fornecerá bolsas de estudo para estudantes de pós-graduação cujos projetos de pesquisa abordem tópicos relevantes para o melhor entendimento de temas relacionados a mudanças climáticas, desenvolvimento socioeconômico e/ou relações internacionais.
Além disso, o trabalho deve ser compatível com os princípios e com a filosofia do Programa Sylff: maiores detalhes em http://www.sylff.org/.

O candidato deverá carregar todos os documentos exigidos na área pública do Sistema Mundus, através do Edital 1906, lançado especificamente para esse fim.

Sobre as bolsas
As bolsas de estudos terão duração de, no máximo, um ano (de agosto a julho).
Os valores mensais serão de:
R$ 2.700,00 (dois mil e setecentos) para alunos de mestrado;
R$ 4.600,00 (quatro mil e seiscentos) para alunos de doutorado.
É exigida dedicação exclusiva. Não será permitido o acúmulo de bolsas.
Para os estudantes contemplados, o programa também oferece a oportunidade de parte da pesquisa ser desenvolvida no exterior, com auxílio financeiro adicional.

Comprometimento do bolsista

O bolsista deverá entregar relatórios trimestrais relatando o andamento do trabalho. Tais relatórios deverão ser assinados pelo respectivo orientador. Os relatórios serão apresentados nas reuniões trimestrais, de presença obrigatória, nas quais será avaliada a continuidade ou a interrupção da bolsa. O bolsista deverá doar um exemplar da tese ou dissertação ao Fundo Sasakawa após a conclusão do trabalho.

Calendário de Seleção para 2020
Período de Inscrição: até 15 de maio de 2024, no Sistema Mundus