Diagnóstico Participativo

O IUCC.Lab - Laboratório de Inovação Urbana e Ciência Cidadã está conduzindo, em Piracicaba, duas pesquisas participativas voltadas à escuta da população e à construção coletiva de conhecimento sobre o território urbano. A iniciativa, que conta com o envolvimento de estudantes, pesquisadores e coletivos locais, tem como objetivo promover inovação social a partir da participação ativa de quem vive, trabalha ou circula pela cidade.

As frentes de pesquisa se concentram em duas áreas estratégicas: o Centro de Piracicaba e a tradicional Rua do Porto. No Centro, o foco está em compreender os principais desafios e potências percebidas no cotidiano urbano. Já na Rua do Porto, a pesquisa investiga a experiência cultural e turística, reconhecendo o espaço como patrimônio simbólico, afetivo e econômico da cidade.

Com base em metodologias de ciência cidadã, os dados estão sendo coletados por meio de questionários digitais e a proposta é construir um diagnóstico sensível e plural, orientado por inteligência coletiva e conhecimento cotidiano.

Os resultados serão apresentados no Circuito Urbano 2025, em outubro, e servirão de base para uma discussão coletiva com diversos atores sociais e institucionais sobre os caminhos possíveis para a transformação do território piracicabano.

Após essa trajetória de escuta e elaboração conjunta, as ideias construídas pela comunidade irão colaborar com o projeto Jornada: Contribuições Caipiras para a Agenda 2030, promovido pelo Núcleo ODS da Esalq/USP, reforçando o compromisso com o desenvolvimento territorial sustentável e inclusivo.

O IUCC.Lab vem para somar a essa construção coletiva, articulando inovação urbana, justiça territorial e participação cidadã.

Mais informações estão disponíveis nas redes sociais do IUCC.Lab (@iucc.lab). Escaneie os QR Codes ou acesse os links: https://forms.gle/mo5y4cPTjB23z79Q7https://forms.gle/vtsWFt2Lnt2o5t9TA.

Edição 593