Doutorandos da Esalq participam de evento internacional no Canadá sobre sistemas alimentares sustentáveis

A Esalq esteve representada no quarto encontro da Feed-Protect-Care Foods Global Collaborative PhD Platform ocorrido entre 29 de outubro e 6 de novembro de 2025, na Universidade de Laval, Quebec, Canadá. Essa iniciativa reúne doutorandos e professores de universidades de diferentes países com o propósito de debater os desafios da segurança alimentar e fortalecer as conexões internacionais para desenvolvimento de projetos colaborativos.

Nesse evento, estiveram presentes os doutorandos Bruno Lopes e Guilherme Portugal, do Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada da Esalq, representantes da segunda turma dessa iniciativa institucional, contando ainda com a participação de Greici Parisoto e Thais Veras na primeira turma de doutorandos da Esalq nessa rede.

Em Quebec, participaram de palestras, debates e workshops. Reunidos em grupos, puderam apresentar propostas inovadoras para os desafios globais. O grupo do qual Bruno Lopes integrou foi responsável pelo tema “Segurança alimentar e acessibilidade”, ao lado de Fiorella Loli (Universidade da Califórnia), Mamphasha Mdaka (Universidade de Pretória), Meike Siemonsma (Universidade de Wagningen) e Minghao Ning (Academia Chinesa de Ciências Agrícolas). Este trabalho evidenciou como os países integrados por eles enfrentaram choques globais como o da Covid-19, com a evidência do caso brasileiro e de seus programas de alimentação saudável e de agricultura familiar. Após as apresentações por todos os grupos, este foi selecionado para apresentar novamente a proposta durante o congresso BÉNÉFIQ 2025, diante de um público interessado em inovações e debates sobre a alimentação saudável no mundo.

“Participar dessa rede colaborativa internacional reforça sempre minha convicção de que a pesquisa e o diálogo interdisciplinar são fundamentais para construir sistemas alimentares mais justos, resilientes e sustentáveis. E poder evidenciar aspectos de sucesso do cenário brasileiro em um evento como esse é motivo de orgulho, pois leva ao mundo o que temos feito de melhor”, afirma Bruno Lopes.

A participação dos dois doutorandos no PhD Platform é mais que uma experiência internacional, pois tem contribuído diretamente com o desenvolvimento de suas pesquisas de doutorado que investigam o desperdício de alimentos na merenda escolar, no caso de Bruno Lopes, e de preços de alimentos, por Guilherme Portugal.

A Esalq/USP tem participado desta iniciativa, desde o primeiro semestre de 2024, sob coordenação das Universidades de Montpellier (França) e de Pretória (África do Sul), que conta com 16 universidades em países como Estados Unidos, Canadá, Espanha, Reino Unido, Austrália, Holanda, China, Quênia, Senegal e Brasil, representado pela Esalq/USP.

Edição 602