Docentes são diplomados pela Aciesp

Carlos Eduardo Pellegrino Cerri, Thais Vieira e Mauricio Roberto Cherubin (divulgação)

A Academia de Ciências do Estado de São Paulo (Aciesp) realizou no início de novembro de 2025, a cerimônia de diplomação de novos membros, Titulares e Afiliados.

Entre os eleitos titulares, 19 cientistas de excelência, distribuídos nas dez áreas da associação, está Carlos Eduardo Pellegrino Cerri, docente do departamento de Ciência do Solo, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), eleito na área de Ciências Agrárias. Essa categoria reconhece sua destacada trajetória acadêmica, a excelência de suas contribuições científicas e ao impacto de sua atuação em favor do avanço da ciência e da inovação.

Cerri é Professor Titular do Departamento de Ciência do Solo da Esalq/USP e Diretor do Centro de Estudos de Carbono em Agricultura Tropical (CCARBON/USP). Engenheiro agrônomo formado pela Esalq/USP, com mestrado em Solos e Nutrição de Plantas e doutorado em Ciência Ambiental pelo Cena/USP, atua nas áreas de sequestro de carbono no solo, emissões de gases de efeito estufa, modelagem de sistemas agropecuários e mercado de créditos de carbono. É bolsista de produtividade do CNPq e figura entre os cientistas climáticos mais influentes do mundo, segundo ranking da agência britânica Reuters.

Afiliados – Além dos novos Membros Titulares, foram diplomados novos Membros Afiliados, que terão mandato de cinco anos (2025–2029). Essa categoria reconhece e apoia jovens cientistas de destaque, com grande potencial para liderança científica. Entre eles está Mauricio Roberto Chuerubin, também docente do departamento de Ciência do Solo da Esalq.

Cherubin é professor na área de Manejo e Saúde do Solo. Engenheiro agrônomo pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), com mestrado em Agronomia e doutorado em Solos e Nutrição de Plantas pela Esalq/USP, coordena o grupo de pesquisa Soil Health Management (SOHMA) e atua nos programas de graduação e pós-graduação da Esalq. É vice-diretor de pesquisa do CCARBON/USP, vice-diretor do programa Nature Based Solutions (RCGI), e coordena a Brazilian Soil Health Partnership. Foi agraciado com o Prêmio Fundação Bunge Juventude (2022) e o Prêmio Excelência para Novas Lideranças em Pesquisa na USP (2025).

Saiba mais em https://aciesp.org.br/novos-membros-da-aciesp-eleicao-2025/

Texto: Caio Albuquerque | Mtb 30356 | 10/11/2025

Edição 602