
A terminologia popular, coloquial, pode trazer confusões na identificação de espécies vegetais completamente diferentes. Isso ocorre com o açafrão, planta de origem grega que fornece uma especiaria, composta por estiletes e estigmas florais. O esclarecimento sobre esta e outras informações, a Série Produtor Rural, apresenta na publicação ‘Plantas Medicinais: Açafrão’.
Devido a isso, seu preço e consumo tornam-se impraticáveis. Porém, o açafrão-da-índia (também conhecido como açafrão-da-terra, açafroa e cúrcuma), de origem indiana, é bastante produzido e consumido no Brasil, tanto na área farmacológica como na culinária.
Existe, ainda, o açafrão-bastardo (ou açafrão-flor) cujas flores são tintoriais e a planta é oleífera, mas pouco encontrada no Brasil. Desta forma, muitas vezes, o nome açafrão sendo empregado para a espécie indiana e em muitos trabalhos e pesquisas podem tomar direções erradas se esse nome for consultado nas mídias sem os devidos cuidados.
No entanto, o brasileiro não gosta de nomes compostos para as plantas e, como no Brasil o açafrão verdadeiro é pouco encontrado, usa a palavra “açafrão” para designar o “açafrão-da-terra”. Um exemplo similar e bastante ilustrativo desse problema é o que acontece com o termo “espinafre”.
Este boletim esclarece as diferenças botânicas e práticas entre essas espécies.
Série Produtor Rural nº 90 - Plantas medicinais: açafrões
Autores: Lindolpho Capellari Júnior e Maria Angélica de Oliveira Raffaelli
Número de páginas: 42
https://www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/1662
Alicia Nascimento Aguiar | MTb 32531 | 12.11.2025