
O aluno Kwan Sung Jang, do curso de Engenharia Agronômica da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), representou a Universidade de São Paulo na Jornada de Jovens Pesquisadores da Associação de Universidades Grupo Montevidéu (AUGM) 2025, realizada de 5 a 7 de novembro, na Universidad Nacional de Tucumán, na Argentina.
A participação ocorreu a convite da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação da USP, após o estudante ser premiado na etapa internacional do 32º SIICUSP. Kwan apresentou o trabalho “Programação genética para aprendizagem de índices na classificação de áreas com cana-de-açúcar”, pesquisa que utiliza métodos computacionais avançados para aprimorar a identificação e o mapeamento de áreas canavieiras. O estudo tem como coautora Ana Cláudia dos Santos Luciano, do departamento de Engenharia de Biossistemas da Esalq e a orientação do projeto é do professor Marcelo Andrade da Silva, do departamento de Ciências Exatas da Esalq.
O objetivo do trabalho foi desenvolver uma abordagem utilizando programação genética para criar novos índices a partir de dados espectrais e otimizar a classificação de áreas com cana-de-açúcar em imagens de satélite. Para isso, a pesquisa envolve a aplicação de algoritmos genéticos na seleção das melhores variáveis, com comparação dos resultados obtidos com diferentes métricas de desempenho, como acurácia e área sob a curva (AUC). O estudo sugere que a abordagem evolutiva pode levar a modelos preditivos mais robustos e eficientes, abrindo possibilidades para o desenvolvimento de técnicas ainda mais sofisticadas e eficazes na análise de dados. Segundo o orientador, “O sucesso dessa metodologia destaca seu potencial para otimizar o desempenho em diversas aplicações de análise de dados, estabelecendo um caminho promissor para futuras pesquisas e aplicações práticas”.
Texto: Caio Albuquerque | MTB 30356 | 17/11/2025