Eleição para CIPA - gestão 2015/2016 (inscrições dos candidatos até 2 de abril de 2015)

As inscrições dos candidatos podem ser feitas até 2 de abril de 2015 (Crédito: Gerhard Waller - ESALQ/Acom)

Em conformidade com a legislação vigente, deverá ser instalada no Campus "Luiz de Queiroz" da USP em Piracicaba a nova Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) para o período de 2015/2016. A CIPA tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador.

São atribuições da CIPA:
a) identificar os riscos do processo de trabalho, e elaborar o mapa de riscos, com a participação do maior número de trabalhadores, com assessoria do SESMT, onde houver;
b) elaborar plano de trabalho que possibilite a ação preventiva na solução de problemas de segurança e saúde no trabalho;
c) participar da implementação e do controle da qualidade das medidas de prevenção necessárias, bem como da avaliação das prioridades de ação nos locais de trabalho;
d) realizar, periodicamente, verificações nos ambientes e condições de trabalho visando a identificação de situações que venham a trazer riscos para a segurança e saúde dos trabalhadores;
e) realizar, a cada reunião, avaliação do cumprimento das metas fixadas em seu plano de trabalho e discutir as situações de risco que foram identificadas;
f) divulgar aos trabalhadores informações relativas à segurança e saúde no trabalho;
g) participar, com o SESMT, onde houver, das discussões promovidas pelo empregador, para avaliar os impactos de alterações no ambiente e processo de trabalho relacionados à segurança e saúde dos trabalhadores;
h) requerer ao SESMT, quando houver, ou ao empregador, a paralisação de máquina ou setor onde considere haver risco grave e iminente à segurança e saúde dos trabalhadores;
i) colaborar no desenvolvimento e implementação do PCMSO e PPRA e de outros programas relacionados à segurança e saúde no trabalho;
j) divulgar e promover o cumprimento das Normas Regulamentadoras, bem como cláusulas de acordos e convenções coletivas de trabalho, relativas à segurança e saúde no trabalho;
l) participar, em conjunto com o SESMT, onde houver, ou com o empregador, da análise das causas das doenças e acidentes de trabalho e propor medidas de solução dos problemas identificados;
m) requisitar ao empregador e analisar as informações sobre questões que tenham interferido na segurança e saúde dos trabalhadores;
n) requisitar à empresa as cópias das CAT emitidas;
o) promover, anualmente, em conjunto com o SESMT, onde houver, a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho – SIPAT;
p) participar, anualmente, em conjunto com a empresa, de Campanhas de Prevenção da AIDS.

Os interessados em participar da CIPA 2015/2016 devem se inscrever, até 2 de abril de 2015, da seguinte forma:
- para servidores da ESALQ: Serviço de Pessoal da ESALQ (Edifício Central)
- para servidores da PUSP-LQ: Seção de Pessoal da Prefeitura do Campus USP "Luiz de Queiroz" (PUSP-LQ) (Prédio da DA e da DVMANOPER)

A eleição ocorrerá em 14 de abril de 2015, das 8h às 17h, no Saguão Lateral do Edifício Central.

Boletim 67