Uso racional da água

(Crédito: Gerhard Waller - ESALQ/Acom)
Em continuidade à formação socioambiental de servidores auxiliares, técnicos e administrativos da USP/ESALQ, aconteceu no último dia 31/03 a palestra “Uso Racional da Água”. O evento ocorreu no anfiteatro do Departamento de Ciências Florestais e contou com a participação de funcionários da área de serviços gerais da instituição, que conheceram técnicas de uso da água em suas atividades.
O professor do Departamento de Engenharia de Biossistemas, Fernando Campos Mendonça, ministrou a palestra e destacou a importância de discussão do tema. “Queremos fazer uma base de formação dos servidores, de forma que estejam conscientes sobre a necessidade de usar racionalmente a água, da melhor maneira possível”. Segundo Mendonça, o evento foi uma oportunidade de discutir e ver o que os funcionários pensam do tema.
De acordo com Mendonça, há varias maneiras de se fazer o uso racional de água, em todos os meios. “Nas cidades, podemos pensar nos banhos com duração mais restrita, lavar as mãos com parcimônia, não ficar lavando a calçada quando temos restrição de água e evitar lavar o carro toda semana. Na indústria, podemos pensar em economizar fazendo reúso e, na agricultura, temos que fazer um manejo adequado da irrigação das culturas, pois se fizermos isso tenho certeza que é possível economizar cerca de 10 a 30% da água que gastamos”, explica.
A formação socioambiental é realizada pela Superintendência de Gestão Socioambiental da USP, com apoio das unidades do campus "Luiz de Queiroz". O projeto trabalha com princípios como participação e protagonismo e está formando cerca de 100 funcionários da universidade, que constituem o grupo PAP 3 (Pessoas que Aprendem Participando).
Texto: Alessandra Postali (01/04/2015)
Boletim 67