ESALQ celebra uma década de acordo com escolas da França

Arquivo

Em 14 de abril de 2005 foi assinado, na reitoria da Universidade de São Paulo (USP), um acordo entre a Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/ESALQ) e o Institut Nationale Agronomique Paris-Grignon, hoje integrado ao grupo AgroParisTech e com o Consórcio Fésia, constituído, na época, por Escolas situadas em Angers, Beauvais, Lille, Lyon e Toulouse.

O documento, assinado pelo então reitor da USP, Adolpho José Melfi, pelo diretor da ESALQ na época, José Roberto Postali Parra, pela professora Maria Lúcia Carneiro Vieira, do departamento de Genética da Escola e por representantes da escola francesa, oficializava o programa de dupla diplomação para os alunos de graduação em Engenharia Agronômica. “São acordos pioneiros no país que tem sido beneficiados com o apoio da CAPES/MEC (missões de estudo e trabalho) e da Direction Générale de l’Enseignement et de la Recherche (DGER), do Ministère de l’Agriculture, de l’Agroalimentaire et de la Forêt, do lado francês”, comenta a professora Maria Lucia.

Os primeiros duplos-diplomas foram outorgados em janeiro de 2008 a dois estudantes da ESALQ e a dois franceses. Nos anos subsequentes, foram assinados novos acordos com outras instituições francesas, entre elas, SupAgro (Centre International d’Études Supérieures en Sciences Agronomiques − Montpellier SupAgro) e ONIRIS (L’Ecole Nationale Vétérinaire, Agroalimentaire et de l’Alimentation de Nantes-Atlantique), envolvendo, inclusive, outras universidades brasileiras.

Hoje, os acordos favorecem alunos de Engenharia Agronômica e Florestal, Gestão Ambiental e Ciências dos Alimentos. A mobilidade estudantil anual é expressiva, nos dois sentidos, seja em estágios, obtenção de créditos em disciplinas, seja em programas de dupla diplomação.

Dez anos depois do estabelecimento da parceria, o total de estudantes beneficiados por esses acordos passa de 200. “Temos 57 brasileiros e 32 franceses duplo diplomados em Engenharia Agronômica e mais recentemente 1 brasileiro e 2 franceses em Ciências dos Alimentos”, lembra Maria Lucia.

Atualmente, estão envolvidos na coordenação de projetos de mobilidade estudantil, em parceria com a França, os professores Maria Lucia Carneiro Vieira (LaSalle Beauvais), Silvia H. Galvão de Miranda (SupAgro − Montpellier e AgroParisTech), Thais M. Ferreira de Souza Vieira (ONIRIS e AgroSup ¬ Dijon) e Thiago Romanelli (Consórcio Fésia).

Texto: Caio Albuquerque (01/04/2015)