Programa de Pré-Iniciação Científica (Pré-IC) da USP 2015/2016: inscrições prorrogadas até 22 de maio de 2015

A USP torna público o edital do Programa de Pré- Iniciação Científica (Pré-IC) para a vigência 2015/2016, e convida seus docentes a apresentarem suas propostas de pesquisa. Este edital, que é complementado pela RN 017/2006 do CNPq no que se refere às normas gerais e específicas para a modalidade de Iniciação Científica Júnior, tem como finalidade despertar a vocação científica e incentivar talentos potenciais entre estudantes do ensino médio e profissional da rede pública, mediante sua participação em atividades de pesquisa científica ou tecnológica, orientadas por pesquisador qualificado, em laboratórios e grupos de pesquisa da USP. .

As bolsas da modalidade Iniciação Científica Júnior deste edital (que compreende bolsas CNPq e Santander) serão concedidas por um período de 12 (doze) meses, admitindo-se renovações.

As inscrições de propostas foram prorrogadas e devem ser realizadas pelo docente (responsável pelo projeto), de 15 de abril a 22 de maio de 2015, mediante o preenchimento de formulário específico no sistema Atena, no qual deverá estar explicitado, em no máximo 3.000 caracteres, um plano de trabalho contendo:
I. campus, área, Unidade, Departamento, Laboratório,
II. nome do docente responsável, nome de outros colaboradores (pós-doutorandos ou doutorandos);
III. número de bolsistas solicitado (indicar número mínimo e máximo para que o projeto possa ser realizado adequadamente);
IV. título do projeto de pesquisa do docente;
V. título do projeto de Pré-IC (sempre que possível, com linguagem clara para maior entendimento pelos estudantes do ensino médio e técnico),
VI. breve descrição do projeto de pesquisa, destacando as atividades de Pré-IC a serem cumpridas pelo(s) bolsista(s);
VII. Nome da(s) Escola(s) sugerida(s) pelo docente para seleção de alunos para o projeto proposto.

Informações detalhadas sobre requisitos do orientador e do bolsista, bolsas, inscrições, escolhas das escolas, seleção, supervisão, cronograma, entre outras, podem ser consultadas no Edital Pré-IC 2015/2016 (PDF ao final desta notícia).