Empresa associada da EsalqTec conquista o prêmio Call to Inovation 2015

(Crédito: Gerhard Waller - ESALQ/Acom)

O projeto da Agrosmart, empresa associada da ESALQTec Incubadora Tecnológica, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (USP/ESALQ) venceu outras 562 finalistas no concurso Call to Inovation 2015, promovida pela faculdade Fiap. A startup apresentou um aplicativo que ligado a sensores na terra permite ao agricultor analisar a quantidade de água necessária para a sua atividade agrícola. A plataforma ajuda a combater a crise hídrica economizando de 30 até 70% de água durante o processo de irrigação.

A jovem empreendedora, Mariana Vasconcelos (23), uma das sócias da empresa, é formada em administração de empresas pela Universidade Federal de Itajubá (Unifei) e conta que desenvolveu o aplicativo com base na experiência da sua família no campo. “Meus pais são agricultores e eu já conhecia os problemas com irrigação, como meu curso era mais focado em empreendedorismo eu comecei a desenvolver o aplicativo com base na internet das coisas (sistema que permite a conexão de internet com tudo o que está a nossa volta, de modo que eles se comuniquem entre si e forneça dados que podem ser analisados posteriormente)” diz.

Mariana e outros três amigos, Raphael Tizzi, Thales Nicoleti e Anderson Casemiro, criaram a Agrosmart em setembro do ano passado e em janeiro deste ano associaram-se à EsalqTec que auxilia a empresa no plano de negócios, análise mercadológica e desenvolvimento tecnológico do produto. A plataforma está em fase final de testes e deve passar a ser comercializada ainda este mês.

Como prêmio, Mariana uma bolsa de estudos para o Graduate Studies Program (GSP) 2015 da Singularity University, que fica dentro de uma base de pesquisa da Nasa no Vale do Silício e tem cursos focados em inovação.

Thiago Peres

Setor de Apoio a Comunicação