AGROdestaque entrevista Jaqueline Santiago Freitas, engenheira agrônoma

Jaqueline Santiago Freitas (Crédito: Divulgação)

Atuação profissional

Engenheira Agrônoma, formada em 2010, com área de concentração em administração e economia, cursou também disciplinas de gestão e administração do agronegócio na Wageningen University, na Holanda.

Realizou diversos estágios em consultorias, como na Boviplan e em pequenas propriedades agrícolas, como a Catavento (produtora de tomates e mirtilos em estufas fertirrigadas), onde auxiliava nas área de gestão administrativa e financeira. Desde agosto de 2010, trabalha na área de consultoria rural do banco Rabobank.

Fale um pouco sobre a área que se dedica atualmente

Atuo na área de consultoria em gestão administrativa e financeira para produtores rurais, que são clientes do Rabobank. Como analista sênior de projetos, a minha principal atribuição é dar suporte aos gerentes de projetos, executando atividades e análises, desenvolvendo e utilizando ferramentas, preparando relatórios e monitorando o andamento dos projetos, com intuito de garantir a qualidade das entregas e a satisfação dos clientes.

A importância da consultoria está em transferir conhecimentos de gestão e apoiar o cliente, transformando tais conhecimentos em melhorias efetivas no seu negócio, além de fortalecer seu relacionamento com o Rabobank.

Quais os principais desafios desse setor?

Atualmente, um dos principais desafios do produtor rural é equacionar a velocidade do seu crescimento com os riscos do negócio, como a alta volatilidade dos preços das commodities e dos insumos agrícolas, e ainda continuar evoluindo na profissionalização de sua gestão.

Outro importante desafio é a gestão compartilhada entre a 1.ª geração, produtores que iniciaram as atividades agrícolas e a 2.ª geração, seus filhos que hoje estão prontos para trabalhar no “negócio da família”. O famoso início do processo de sucessão.

Que tipo de profissional esse mercado espera?

Profissionais tecnicamente qualificados nas melhores práticas de gestão administrativo financeira, que busquem constantemente conhecimentos atualizados sobre mercado e tendências do agronegócio.

Em relação ao perfil pessoal, espera-se um profissional dinâmico, resiliente e focado, principalmente ao recomendar melhorias durante o projeto. O mercado busca também profissionais com boa comunicação com os clientes, criativos na forma de transferir os conhecimentos e dispostos a realizar diversas viagens por mês por todo Brasil para atender os clientes.

Entrevista concedida à Raiza Tronquin - Estagiária de Jornalismo (21/03/14)

Boletim 15