ESALQ completa 116 anos

A ESALQ recebeu seus primeiros alunos em 1901 (crédito: Gerhard Waller)

Fundada em 03 de junho de 1901, a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (USP/ESALQ) celebrará seu 116 anos em sessão solene que acontecerá no dia 1º de junho de 2017, às 09h00, no Edifício Central. A programação contemplará homenagens a entidades governamentais, científicas, além de destacar símbolos e registros históricos da instituição.

Dividida em dois momentos, a cerimônia terá início no saguão do Edifício Central, onde os convidados receberão as boas vindas dos dirigentes da ESALQ e participarão da abertura da exposição “Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz – ESALQ – Seus símbolos e registros históricos”.

Em seguida, no Salão Nobre, ocorrerá sessão de pronunciamentos e homenagens pelos 250 anos do município de Piracicaba; 130 anos do Instituto Agronômico de Campinas (IAC); 60 anos da Associação dos Ex-alunos da ESALQ (Adealq); 50 anos da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati); 45 anos da Associação de Engenheiros Agrônomos do Estado de São Paulo (AEASP).

Outros tributos também serão feitos aos registros históricos da ESALQ como aos 115 anos do Posto Metereológico; 45 anos do curso de graduação de Engenharia Florestal; 15 anos do curso de graduação de Gestão Ambiental; 15 anos do curso de graduação de Ciências Biológicas; 45 anos do Programa de Pós-graduação em Entomologia, nível doutorado; 40 anos do Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos, nível mestrado.

Durante a cerimônia ainda serão destacados os idealizadores do Ag Tech Valley, bem como a reativação do Polo Piracicaba da Agência USP de Inovação, lembrando que este último será responsável pela palestra “A proteção do conhecimento por patentes e sua importância para o desenvolvimento acadêmico e tecnológico”, que acontecerá às 13h30, na Sala da Congregação do Edifício Central.

Texto: Alicia Nascimento Aguiar (24/05/2017)