Programa de mobilidade de funcionários técnicos e administrativos na ESALQ: chegando aos 70...

(Crédito: Gerhard Waller - ESALQ/Acom)

Logo no início da gestão 2011/2014, a Diretoria da ESALQ se mostrou interessada em estabelecer diálogo para conhecer as expectativas dos funcionários técnicos e administrativos para confirmar as prioridades definidas assim como para também buscar apoio e colaboração na execução do plano de gestão.

A partir de uma pesquisa feita com 541 funcionários técnicos e administrativos obteve-se o retorno de 377 (69,7%) questionários preenchidos, dos quais 39 (10,3%) manifestaram o interesse pela mudança de Setor.

Desses dados foi constatada a necessidade de abertura de oportunidades para facilitar a mobilidade de funcionários dentro da própria ESALQ, ou seja, a Diretoria decidiu criar condições favoráveis para que os funcionários e respectivas chefias pudessem expor seus interesses e expectativas e, posteriormente, proporem a mudança, inicialmente por um período mínimo de 6 (seis) meses para a devida adaptação, com vista à futura transferência de Setor.

Foi verificado também que muitos funcionários ao longo da carreira conseguiram ampliar a formação escolar (graduação/mestrado/doutorado) e/ou concluir cursos de aperfeiçoamento, como também participar de atividades de treinamento visando à progressão na mesma. Nestes casos, uma oportunidade de mudança de Setor, com a garantia prévia de atribuições novas e mais complexas dentro da mesma função, pode significar um grande estímulo e um reforço positivo para o aprimoramento do desempenho do funcionário na função, como também na melhoria da qualidade dos serviços prestados pelo Setor e Unidade.

Considerando ainda as limitações apresentadas pela atual gestão da Reitoria em relação à restrição financeira para a aprovação de pedidos de expansão do quadro e/ou reposição de vagas, entende-se que o “Programa de Mobilidade” poderia ser uma alternativa para atendimento das necessidades emergenciais de pessoal com a redistribuição interna de funcionários.

Objetivos do Programa - Segundo Ivete Aparecida Steffe, assistente técnico administrativo da ESALQ, “o objetivo principal do ´Programa de Mobilidade` é otimizar os recursos humanos disponíveis em relação à demanda de atividades administrativas, de laboratório/pesquisa e operacional dos Setores, como também promover o compartilhamento de atividades de áreas afins, a valorização do desempenho dos funcionários e a melhoria da qualidade dos serviços.”

Considerando ainda a necessidade e importância da reabilitação profissional do funcionário afastado por doença, o “Programa de Mobilidade” pode facilitar no acolhimento e na devida atenção ao atendimento dos procedimentos legais para que o funcionário possa exercer atividades adequadas às novas condições no mesmo Setor ou fora dele.

Eliete Ferezini Yoshii, chefe do Serviço de Pessoal da ESALQ, destaca que “o ´Programa de Mobilidade` poderá contribuir indiretamente com a mudança do clima organizacional do Setor, na medida em que o modus operandi venha a ser modificado com a mudança de comportamento de membros da equipe de trabalho.”

Necessidades do Programa - O “Programa de Mobilidade” vem sendo efetivado a partir de informações obtidas junto às Chefias, em relação à demanda de trabalho e ao quadro existente de funcionários técnicos e administrativos; e aos funcionários, quanto ao interesse pela transferência, a partir de conhecimento prévio das atribuições do novo Setor.

A Chefia Depto/Setor deverá ser acionada para redimensionar os recursos humanos existentes em relação à demanda de trabalho; informar possibilidades de mobilidade dentro do próprio Depto./Setor; dar conhecimento de seu interesse pela mobilidade de funcionários do Depto./Setor; ou até sobre o interesse pela mobilidade de funcionários do Depto./Setor.

Proposta de procedimentos operacionais - A Assistência Técnica Administrativa (ATAD) e o Serviço de Pessoal (SVPES) são responsáveis em prestar os esclarecimentos no âmbito do Depto./Setor sobre o “Programa de Mobilidade”; acolhimento dos funcionários técnicos e administrativos interessados; providências de aproximação dos interessados com as respectivas Chefias e pela documentação necessária para efetivar a transferência.

A inscrição no “Programa de Mobilidade” pode ser recebida a qualquer tempo e poderá ser feita pessoalmente junto à Assistente Técnico Administrativo ou à Chefe do SVPES, ou pelo e-mail mobilidade.esalq@usp.br, criado para esta finalidade.

Durante o período compreendido entre janeiro de 2011 e abril de 2014, os seguintes números foram observados:

- transferência de funcionários efetivada: 31
- mobilidade de funcionários em período de adaptação: 17
- mobilidade de funcionários em função de designções (Chefias etc.): 11
- mobilidade de funcionários em negociação: 10

Portanto, conforme ressalta o Professor José Vicente Caixeta Filho, diretor da ESALQ, “já foram tratados 69 casos de mobilidades de funcionários na ESALQ. Mais de 12% dos postos de trabalho de nossa Escola. Grande parte bem sucedida. Trazendo claras demonstrações de que a qualidade de nosso ambiente de trabalho pode ser melhorada com investimentos importantes mas que não necessariamente demandam recursos financeiros adicionais. Parabéns à ESALQ pelo exemplo que vem sendo dado!”.