Graduação das startups Colly Química e Maxit é atração do Prêmio Empreendetec

Armadilhas adesivas da mosca-dos-estábulos desenvolvidas pela Colly Química (divulgação)

Uma das principais atrações da oitava edição do Prêmio Empreendetec, que será realizado no dia 10 de Outubro no Anfiteatro do Parque Tecnológico de Piracicaba a partir das 19h00min, é a sessão solene de graduação de duas empresas residentes da ESALQTec: a Colly Química Indústria e Comércio Ltda e a Maxit Tecnologia da Informação Eireli Me. Ambas deixaram de ser incubadas no ano de 2017 e irão oficializar o término desde ciclo com a entrega de seus certificados de graduação. As empresas são responsáveis por inovações na agricultura e pecuária, tendo como cofundadores Andrea Craveiro (Colly Química) e Ederson Garcia (Maxit).

Colly Química – A empresa Colly Química, iniciou suas atividades na ESALQTec em junho de 2015, e desde então, vem produzindo soluções voltadas à agropecuária. Inicialmente trabalhava com a criação de inovações para o monitoramento de roedores, porém, com a expansão e abrangência da empresa, um novo produto passou a ser desenvolvido, o qual consiste no monitoramento da mosca-dos-estábulos, uma das maiores pragas do setor agropecuário. A inovação é composta por armadilhas adesivas, as quais são específicas para a captura das moscas. O projeto foi reconhecido e ficou como finalista no desafio Ideas for Milk da Empraga Gado de Leite em 2016 e já encontra-se a venda.

Para a cofundadora da empresa, Andrea Craveiro, a incubadora tem dado grande auxílio e é responsável por grandes contribuições em suas inovações. “A ESALQTec não só contribuiu neste projeto quanto ajudou a Colly Química a expandir seus horizontes para o agronegócio e tem sido estratégica para a empresa, que mesmo se graduando espera manter uma parceria duradoura com a instituição” diz.

A Colly Química, após a graduação, pretende focar no aperfeiçoamento do monitoramento da mosca-dos-estábulos, através de um aplicativo computadorizado desenvolvido para a contagem automática das moscas capturadas, além de prover outras funcionalidades com os dados coletados, como a previsão de surtos.

Maxit – A empresa Maxit, responsável pelo desenvolvimento sob medida de aplicativos e Software para startups ingressou na incubadora em maio de 2013, contando com o apoio da ESALQTec em todos os seus projetos. Segundo o cofundador da empresa, Ederson Garcia, a incubadora foi responsável por apresentá-los ao meio de financiamento com a FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), o qual trouxe resultados positivos, como a aprovação no PIPE (Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas) e, também, possibilitou o contato da empresa com demais instituições semelhantes e complementares, desenvolvendo iniciativas em comum.

Atualmente, a Maxit conta com produtos como a Agroresultados, serviço de análise de dados e recomendações, desenvolvido na ESALQTec com a ajuda da FAPESP e a KPIFarm, software de gestão financeira para pequenos e médios produtores, o qual foi desenvolvido com a Agrofficio e é o foco da empresa após a sua graduação.

Para o Gerente Executivo da ESALQTec, Engenheiro Agrônomo Sergio Marcus Barbosa, “a graduação de uma empresa é o momento mais importante de uma incubadora. Particularmente, nos sentimos orgulhosos de poder ter contribuído com o projeto de vida das pessoas. Desejo sucesso aos empresários e que continuem contando com a nosso apoio” diz.

A Colly Química e a Maxit manterão seus vínculos com a ESALQTec através do modelo de “Empresa Associada” .

O Prêmio Empreendetec é realizado pela ESALQTec Incubadora Tecnológica, com a participação da ESALQ/USP e FEALQ, patrocínio da FINEP e o apoio do Parque Tecnológico de Piracicaba e do APLA.

Texto: Júlia Lopes Moreira

Boletim 192