ESALQSHOW abre com a presença do governador e instalação da Cátedra Luiz de Queiroz

Abertura da ESALQSHOW (crédito: Gerhard Waller)

Inserir o agronegócio como meio para garantir a segurança alimentar e a paz. Esse foi o tom nos discursos de abertura da ESALQSHOW, feira de inovação tecnológica que acontece na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (USP/Esalq) dias 10 e 11 de outubro, no campus da USP em Piracicaba.

Diante de uma plateia que reuniu a comunidade acadêmica, representantes do setor público e privado, estudantes e profissionais do setor, o governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin falou sobre a importância da aproximação entre a academia e o setor produtivo. “A ESALQ está sempre inovando e este evento é uma oportunidade de oferecer à sociedade aquilo que tem sustentado a nossa economia. O setor agro certamente garantirá alimento ao cidadão, assim como oportunidade de renda, trabalho e desenvolvimento. Por isso parabenizo a ESALQ, orgulho paulista e brasileiro”.

O professor Adalberto Américo Fischman, decano do Conselho Universitário da USP, representou o reitor da USP, Marco Antonio Zago valorizou o modelo proposto pela ESALQ, de unir a comunidade científica e representantes empresariais em prol de uma agricultura mais sustentável e moderna. “Esse modelo adotado pela ESALQ pode certamente ser adotado por todas as unidades da USP nas diversas áreas do conhecimento. O Brasil tem uma vocação agro e a ESALQSHOW valoriza o que temos de melhor”.

Em seu discurso, o anfitrião do evento e diretor da ESALQ, Luiz Gustavo Nussio, colocou a instituição como palco aberto à união entre os agentes da cadeia agrícola. “A ESALQSHOW é na ESALQ e não só da ESALQ. Estamos muito felizes em receber as lideranças do agronegócio, em um modelo inédito de feira de inovação tecnológica que debaterá a atividade agrícola das próximas décadas. Estamos à disposição para dar maior lucidez aos rumos da economia com base na agricultura, focando sempre nas soluções e construindo excelência para o bem da sociedade”.

Cátedra – Durante a cerimônia de abertura da ESALQSHOW, ocorreu a instalação Cátedra Luiz de Queiroz de Sistemas Agropecuários Integrados, uma cadeira voltada para a discussão e realização de atividades abertas à participação de professores e estudantes de graduação e pós-graduação da Instituição. Na ocasião, o ex-ministro Roberto Rodrigues assumiu como o primeiro titular da Cátedra Luiz de Queiroz.

Em sua fala, Rodrigues abordou o desafio de colocar o Brasil como campeão mundial da segurança alimentar. “Onde há fome, não há paz. Nesse desafio como titular da cátedra aqui na ESALQ pretendo trabalhar em prol de uma economia que sirva a humanidade e alimente as pessoas de forma sustentável”.

Texto: Caio Albuquerque (10/10/2017)

O governador Geraldo Alckmin falou sobre a importância da atividade agrícola no desenvolvimento do País (crédito: Gerhard Walller)
Roberto Rodrigues assumiu como titular da Cátedra Luiz de Queiroz (crédito: Gerhard Waller)