Semana do Meio Ambiente do Campus Luiz de Queiroz: de 2 a 6 de junho de 2014

Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho), de 2 a 6 de junho de 2014, acontecerá a Semana do Meio Ambiente do Campus "Luiz de Queiroz", com a proposta de informar e sensibilizar a comunidade interna sobre temas socioambientais de relevância nos contextos local e regional.

A programação de atividades é:
> de 2 a 6 de junho de 2014: Exposição de fotos do Tanquã

> 2 de junho de 2014 (segunda-feira): Dia da fauna e flora
Organizadores: Laboratório de Ecologia, Manejo e Conservação de Fauna Silvestre (Lemac) do Departamento de Ciências Florestais (LCF) e Grupo de Estudos e Pesquisas em Ecologia e Manejo de Florestas Tropicais (Gepem)

- das 10h às 12h: Conhecendo as características e diversidades de espécies arbóreas nas Trilhas do Parque da ESALQ
Local: em frente ao Edifício Central

- das 14h às 16h: Paisagem: como usá-la para a conservação da fauna e flora
Local: Centro de Vivência do Departamento de Ciências Florestais (LCF)

> 3 de junho de 2014 (terça-feira): Dia da água
Organizadores: Laboratório de Ecologia, Manejo e Conservação de Fauna Silvestre (Lemac) do LCF e Grupo de Estudos e Práticas de Uso Racional da Água (Gepura)

- das 10h às 12h: Oficina de construção de sistema de captação de água da chuva de baixo custo
Local: sede do CALQ (Av. Centenário, 1098)

- das 14h às 16h: Aula aberta sobre conservação de recursos hídricos com o prof. Marcos Vinicius Folegatti, do Departamento de Engenharia de Biossistemas (LEB) da Escola
Local: Pavilhão de Engenharia - sala 236

> 4 de junho de 2014 (quarta-feira): Dia da energia
Organizadores: Secretaria Executiva do Plano Diretor Socioambiental (PDS) do Campus "Luiz de Queiroz" e Programa Ponte

- das 14h às 16h: Show de Física com o prof. Sérgio O. Soares, do Departamento de Engenharia de Biossistemas (LEB) da Escola

- das 16h às 18h: Intervenção e debate sobre energia

> 5 de junho de 2014 (quinta-feira): Dia da terra
Organizadores: Núcleo de Agroecologia Nheengatu e Grupo de Adequação Ambiental da ESALQ (Gade)

- das 10h às 12h: Dinâmica e discussão sobre territorialidade e dos diferentes grupos sociais que atuam diretamente com o uso da terra no Brasil

> 6 de junho de 2014 (sexta-feira): Dia da sociedade e ambiente
Organizadores: Grupo de Políticas de Estímulo à Gestão Ambiental e Sustentabilidade (Pegasus) e USP Recicla

- das 14h às 17h: Debate sobre a barragem de Santa Maria da Serra, com a participação do Grupo de Atuação Especial do Meio Ambiente (GAEMA), Departamento Hidroviário, Advogado do Tanquã, Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) e Levante Popular da Juventude
Local: Departamento de Engenharia de Biossistemas (LEB) - Anfiteatro Maracanã

Durante a Semana, estão agendadas também palestras sobre a formação socioambiental dos servidores - saiba mais em: Pessoas que aprendem participando (PAP3).

A organização das atividades da Semana do Meio Ambiente do Campus "Luiz de Queiroz" é resultado da parceria de vários grupos de ação socioambiental do Campus tais como: Secretaria Executiva do Plano Diretor Socioambiental do Campus "Luiz de Queiroz", USP Recicla, Grupo Pegasus, Programa Ponte, Centro Acadêmico Luiz de Queiroz (CALQ), Lemac - LCF, Gade, Gepura, Nheengatu, Gepem, Programa Ponte.

Para participar das atividades, não é necessário realizar inscrição.