AGROdestaque entrevista Edvaldo Alberto Zago, engenheiro agrônomo

Edvaldo Alberto Zago (Crédito: Divulgação)

Atuação profissional
Formou-se em Engenharia Agronômica, em 1973. Concluiu seu mestrado em Solos e Nutrição de Plantas, em 1979. Ainda na ESALQ, fez doutorado em Agronomia, Solos e Nutrição de Plantas, tendo se formado em 1983. Em 1981, fez especialização em Açúcar e Álcool, na Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep). Em 2008, concluiu sua pós-graduação Lato Sensu em Educação a Distância, pelo Instituto de Ensino Superior COC, de Ribeirão Preto (SP).

Foi engenheiro chefe da Casa de Agricultura de Herculândia (SP), em 1973 e 1974, onde lidou prioritariamente com o controle da disseminação de nematoide em plantações de café, em conjunto com a ESALQ e o Instituto Agronômico de Campinas (IAC). Também foi professor do Departamento de Bioquímica, da Faculdade de Agronomia, Veterinária e Zootecnia, UNESP – Jaboticabal, entre 1975 e 1978. De 1978 a 1990 atuou como professor de bioquímica para os cursos de Terapia Educacional, Fisioterapia e Biomédicas e Fermentação Alcoólica, no Curso de Tecnologia em Açúcar e Álcool, da Unimep.

No período de 1978 a 1995, foi diretor-proprietário da Controfer S/C Ltda, empresa de assessoria no ramo de controle químico da produção de açúcar e álcool que, em parceria com a Fermentec S/C Ltda e a ESALQ, tinha como objetivo principal desenvolver novos métodos de controle da fermentação alcoólica em usinas e destilarias, bem como melhorar os métodos já existentes.

A que área se dedica atualmente?
Hoje atuo na área da educação como diretor-proprietário do Colégio Luxon Ltda – COC de Piracicaba, que oferece os serviços de berçário, educação infantil, ensino fundamental, ensino médio, pré-vestibular, além de ser polo da Universidade Interativa UniSEB.

Quais os principais desafios desse setor?
Um dos principais desafios desse setor é acompanhar as mudanças dos costumes da sociedade, bem como a evolução tecnológica do mundo atual, que exige a contínua atualização dos profissionais, tanto na parte humana como na utilização das novas tecnologias de ensino.

Que tipo de profissional esse mercado espera?
O profissional desse setor deve comprometer-se constantemente com a atualização e visão multidisciplinar nas áreas da administração, gestão empresarial, informática, economia e marketing.

Entrevista concedida à Raiza Tronquin - Estagiária de Jornalismo (13/12/13)