ESALQ assina acordo de cooperação com a Unicamp

Acordo de cooperação foi assinado na Diretoria da ESALQ em 30 de maio de 2014 (Crédito: Gerhard Waller - ESALQ/Acom)

Foi assinado em 30 de maio de 2014, na Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/ESALQ), acordo de cooperação entre a ESALQ e a Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA), da Universidade de Campinas (Unicamp). Na ocasião, assinaram o documento o diretor da ESALQ, José Vicente Caixeta Filho, além do diretor da FCA, Peter Schulz.

Em síntese, o acordo de relações acadêmicas pretende estimular maior interação entre os cursos de graduação, mais especificamente os discentes em Administração. “Esse é um momento histórico, no qual formalizamos o anúncio do conjunto de disciplinas que os alunos de ambas as escolas poderão cursar. No entanto, trata-se de uma oportunidade para desdobramentos que resultem não somente na formalização do programa de duplo diploma, quem sabe em um futuro bem próximo, como também em trabalhos conjuntos na pós-graduação e em projetos de extensão”, declarou o diretor da ESALQ.

Para Peter Schulz, ESALQ e FCA são escolas de caráter multidisciplinar, que possuem um ambiente propício para inciativas de cooperação e formação de redes de ensino e pesquisa. “Creio que essa colaboração entre os cursos de administração potencializa um dispositivo que já existe, mas isso ainda é feito muito mais pela iniciativa do aluno. Temos potencial para expandir essa parceria de forma institucional e desenvolver em outras atividades. Pensamos em evoluir para um duplo diploma, algo inédito no Brasil”, apontou o diretor da FCA.

A parceria estabelecida entre a FCA e a ESALQ contará, num primeiro momento, com o instrumento de intercâmbio já estabelecido entre as Universidades Estaduais Paulistas, o qual prevê a possibilidade de cursar disciplinas em outras instituições desde que tenham cumprido os prazos estabelecidos, regras vigentes em cada instituição e mediante existência de vagas.

O aluno deve previamente ser autorizado a cursar disciplinas na condição de estudante especial pelas respectivas Coordenações de Graduação. Após as disciplinas serem cursadas com aprovação, é concedido o Aproveitamento de Estudos, desde que dentro do limite máximo de 20% do total de créditos do curso.

Podem participar do intercâmbio, alunos matriculados a partir do 2.º ano de curso, e após ter integralizado no mínimo 20% dos créditos. Na ESALQ, coordenam as atividades da parceria o professor Pedro Valentin Marques, do Departamento de Economia, Administração e Sociologia (LES). “O que mais motivou essa parceria foi a possibilidade dos alunos cursarem disciplinas que o currículo acadêmico, na universidade de origem, não contempla. Ou por uma razão o aluno perca uma disciplina e pode recorrer à instituição parceira e complementar sua formação”, disse Pedro Marques. Na Unicamp, Andrea Leda, professora da FCA, coordena as atividades da parceria e comentou as áreas do conhecimento que podem interessar os esalqueanos na FCA. “A partir dessa parceria selecionamos competências complementares. Do nosso lado, oferecemos conteúdos ligados à inovação, administração pública, que é uma vertente forte, além da área de empreendedorismo”, destacou a docente.

Presente também na ocasião, Antonio Augusto Domingos Coelho, presidente da Comissão de Graduação da ESALQ, lembrou que a ação entre ESALQ e FCA atende às diretrizes da atual gestão da USP. “Esse encontro está em sintonia com uma das metas atuais da Pró-reitoria de Graduação da USP, que estimula a proximidade entre as universidades públicas paulistas”.

Além dos citados, acompanharam a assinatura do documento os docentes Luciano Mendes, Hermes Moretti Ribeiro da Silva e Andrés Guardia, todos do Departamento de Economia, Administração e Sociologia (LES) da ESALQ, além de Raquel Degaspari Leite, chefe do Serviço de Graduação da ESALQ.

Procedimento de Matrícula – As inscrições para alunos interessados em cursar disciplinas na FCA ocorrerão nos dias 30 e 31 de julho. Em cada período letivo, o interessado procederá sua inscrição na condição de estudante especial no período determinado pelo Calendário Escolar da USP, entregando toda a documentação necessária na Diretoria de Serviço de Comunicação da ESALQ (Protocolo). Os Estudantes Especiais deverão submeter-se às mesmas normas didáticas e disciplinares a que estão sujeitos os alunos regulares da USP a matrícula está condicionada a existência de vagas nas disciplinas. Compete ao Departamento proceder a seleção dos candidatos mediante exame de currículo e outros documentos e realização de prova se julgar conveniente e o candidato aprovado deverá retornar no Serviço de Graduação para proceder a sua matrícula. O candidato a estudante especial, poderá inscrever-se e cursar até três disciplinas, de sua livre escolha e interesse e, a partir da quarta disciplina, a solicitação estará condicionada à aprovação pela Comissão de Graduação da ESALQ.

Outras informações em http://www.esalq.usp.br/graduacao/especial.htm .

Texto: Caio Albuquerque (30/05/2014)