Delegação da Universidade de Wageningen visitou a ESALQ

Delegação holandesa foi recepcionada na diretoria (Crédito: Gerhard Waller (ESALQ/Acom)

Para promover maior aproximação entre as áreas de pesquisas contempladas pelo convênio existente entre a Universidade de Wageningen e a Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/ESALQ), esta última recebeu em 30 de maio de 2014, visita de delegação holandesa coordenada por Peter Zuurbier, diretor de Relações Internacionais para a América Latina e Caribe da Universidade de Wageningen. A comitiva foi recepcionada pela vice-diretora da ESALQ e presidente da Comissão de Atividades Internacionais (CAInt), professora Marisa Aparecida Bismara Regitano d’Arce, que entre 13 e 22 de maio de 2014, esteve na Holanda por conta do acordo de cooperação existente, desde 2007 com vigência até 2017, entre as duas instituições.

Além de Zuurbier, a delegação da Universidade de Wageningen composta por Petra Schlooz, assistente de Relações Internacionais para América Latina e Caribe; Cecília Stanghellini, pesquisadora da área de Produção Vegetal; Henry Boerrigter, diretor de negócios da área de Produção Vegetal; e Eelke Westra, pesquisador da área de Produção Vegetal, participou no dia 29 de maio 2014 do Seminário “Inovação na Horticultura”, organizado pela Hortitec, em Holambra (SP), com palestra que abordou a horticultura com destaque para os aspectos relacionados à produtividade, tecnologia de sementes, controle de pragas, gestão da água, pós-colheita, logística e redução de perdas.

Na ESALQ, a comitiva visitou o Laboratório de Pós-Colheita de Produtos Hortículas, coordenado pelo professor Angelo Pedro Jacomino, e o Laboratório de Análise de Imagens, coordenado pelo professor Silvio Moure Cícero, ambos docentes do Departamento de Produção Vegetal (LPV) da Escola.

A presidente da CAInt comentou que a ESALQ aproveitou o momento em que os pesquisadores estavam visitando o Brasil para estender o convite até a Escola. “Existe um potencial de cooperação muito grande entre as duas instituições. Assim, aproveitamos a vinda deles para a 21ª Hortitec – Exposição Técnica de Horticultura, Cultivo Protegido e Culturas Intensivas, ocorrida ontem em Holambra (SP) e fizemos o convite. Foi fantástica a boa vontade deles se deslocarem de Holambra para Piracicaba”, declarou Marisa d’Arce. A professora lembrou, ainda, que a ESALQ envia, anualmente, 10 alunos para a universidade holandesa com isenção de taxas previstas no convênio e com bolsa Branetec, programa de intercâmbio financiado pela Capes. “Isso nos garantiu uma aproximação com Wageningen muito promissora, porque agora os alunos podem planejar estudar naquela Universidade que é a melhor escola de agricultura da Holanda”, finalizou.

O coordenador da delegação holandesa revelou que além de intensificar a relação Wageningen/ESALQ que, por meio do convênio, já recebe alunos nos diferentes níveis de graduação e de pós-graduação, seus pesquisadores vieram discutir novas iniciativas. “Temos um grande projeto em Horticultura e estamos num estágio em tecnologia muito avançado. Precisamos compartilhar essas experiências. Junto à ESALQ tentaremos identificar novos projetos conjuntos de pesquisa e treinamento. Esse é o objetivo mais concreto, discutir a base de treinamento conjunto, oferecer cursos com a ESALQ para o setor privado em horticultura no Brasil”, revelou Zuurbier.

A Universidade de Wageningen
Única universidade holandesa que se dedica especialmente a estudos relacionados à alimentação saudável e meio ambiente. Tem como missão utilizar os potenciais do meio ambiente para aprimorar a qualidade de vida. Seus principais campos de pesquisa estão voltados às mudanças climáticas, estilos de vida pouco saudáveis, pressões contínuas sobre o meio-ambiente e bem-estar animal. Possui campi em várias localidades na Holanda e foi considerada pelos alunos, em 2013, pelo nono ano consecutivo, como a melhor universidade dos Países Baixos.

Texto: Alicia Nascimento Aguiar (30/05/2014)