Seis produções da TV USP Piracicaba são finalistas do Fest Aruanda do Audiovisual Brasileiro 2018

Seis produções da TV USP Piracicaba são finalistas do Fest Aruanda do Audiovisual Brasileiro 2018

13º FestAruanda
(Crédito: site FestAruanda)

A TV USP Piracicaba, da Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (Esalq/USP), está na final em cinco categorias audiovisuais do Fest Aruanda do Audiovisual Brasileiro, um dos mais tradicionais festivais do setor no país. Seis trabalhos da equipe foram classificados para a final.

Representando a Universidade de São Paulo, as unidades da TV USP em Piracicaba, São Paulo e Bauru têm, juntas, 14 trabalhos entre os finalistas. Seis deles são produções realizadas pela equipe de Piracicaba.

Essa é a terceira vez que a TV USP Piracicaba participa do evento, desde sua criação. Na primeira participação, em 2011, ganhou dois prêmios. Já em 2015, na 9ª edição, conquistou mais dois prêmios. Após alguns anos sem participar do Festival, a TV USP Piracicaba se insere nesta edição de 2018 com seis novos trabalhos classificados como finalistas. 

Realizado desde 2005, o Fest Aruanda do Audiovisual Brasileiro chega a sua 13ª edição, comemorando um recorde histórico: mais de 520 filmes inscritos, distribuídos em diversas categorias, entre as quais algumas destinadas exclusivamente às TVs universitárias.

Sobre o Festival

Criado em 2005, por um grupo de realizadores audiovisuais brasileiros em parceria com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), graças a sua representatividade e grande aceitação junto ao público e a crítica, em muito pouco tempo o Fest Aruanda do Audiovisual Brasileiro  consolidou-se como um dos principais festivais do país. Realizado anualmente em João Pessoa, na Paraíba, conta com apoio oficial do Governo Federal, por meio da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura, além de diversos patrocinadores de expressão.

Durante uma semana, sempre no mês de dezembro, a capital paraibana é tomada por profissionais e admiradores da sétima arte que se revezam entre mostras, exibições, debates e oficinas, cabendo à ultima noite do evento a grande cerimônia de premiação.

TV USP Piracicaba

Criada em 2010 como parte da já extinta Rede USP de Rádio e Televisão, a TV USP Piracicaba foi incorporada pela Divisão de Comunicação (DvComun) da Esalq/USP em março de 2011. Desde então, ampliou consideravelmente o número de produções, assim como seu alcance.

Por meio de parcerias estratégicas, a TV tem expandido suas produções em nível local – com o Canal Universitário de Piracicaba (canal 13, da Net), TV Piracicaba (canal 5, da Net) e TV Câmara de Piracicaba (canal 60.4, Digital); nível nacional – por meio de coproduções com o Canal Futura e a Associação Brasileira de TVs Universitárias - ABTU; e mais recentemente em nível internacional – por meio das reportagens produzidas para o Noticiero Científico y Cultural Iberoamericano, periódico semanal gerido pela Asociación de Televisiones Educativas y Culturales Iberoamericanas - ATEI.

Hoje, a TV conta com um jornalista/produtor, um cinegrafista e um editor/pós-produtor. Todo trabalho realizado pelos profissinais da TV se ajustam com o trabalho dos profissionais da DvComun como dos jornalistas pauteiros e encarregados da elaboração de conteúdo, fotógrafo, web-designer, estagiários do setor e profissionais da área administrativa.

Veja abaixo as categorias em que a TV USP Piracicaba é finalista:

Documentário
Especiais TV USP - O maravilhoso universo das "Frutas Raras" (veja em https://bit.ly/2JJAPhv)

Programa de TV
Sabores Regionais (veja em https://bit.ly/2quAM0p)
Trajetória - Prof. Ciro Abud Righi (veja em https://bit.ly/2PGi5Fg)

Reportagem
Alunos do Departamento de Ciências Florestais no curso de manejo florestal do IFT (veja em https://bit.ly/2RDNzZX)

Interprograma
Lugares do Campus - Estação Experimental de Genética Anhumas (veja em https://bit.ly/2OuWZ8f)

Interprograma de animação/Videografismo
Projeto Hortas Urbanas (veja em https://bit.ly/2JJ52xs)

Mais informações no https://www.facebook.com/festaruanda/

Realização: 
DVComun/TV USP Piracicaba
Informações: 
DVComun/TV USP Piracicaba
(19)3429.4477
Boletim 248
Hortas Urbanas
projeto Hortas Urbanas
Sabores Regionais - arroz
Sabores Regionais - arroz