22º. Simpósio Internacional de Iniciação Científica (Siicusp): inscrições de 7 de julho a 5 de agosto de 2014

As inscrições para o 22.º Siicusp poderão ser feitas de 7 de julho a 5 de agosto de 2014 (Layout crédito: Sérgio Amstalden - ESALQ/Acom)

O Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP (Siicusp) é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Pesquisa da USP e tem como objetivo divulgar os resultados dos projetos de pesquisas científicas e tecnológicas realizadas por alunos de graduação da USP e de outras instituições nacionais e internacionais.

O Siicusp, realizado anualmente, conta com a inscrição de cerca de 5.000 trabalhos referentes às diversas áreas de conhecimento científico e tecnológico. Todos os bolsistas dos Programas de Iniciação Científica e de Iniciação Tecnológica da USP (PIBIC/CNPq, PIBITI/CNPq, RUSP e Santander) têm o compromisso de apresentar os resultados de suas pesquisas no Siicusp.

A inscrição de trabalho, na forma de artigo resumido, é gratuita a todos os participantes. Os inscritos selecionados participarão de sessões de apresentação e arguição oral (com apresentação em sala ou em exposição com pôster).

Neste ano de 2014, o Siicusp será realizado em duas etapas, com vistas a contribuir para os processos de avaliação e formação dos estudantes envolvidos, por meio de uma maior participação de docentes, doutores colaboradores e pós-graduandos nos processos de avaliação e da participação ativa dos estudantes como avaliadores juniores.

A 1ª. etapa do Siicusp 2014 acontecerá ao longo do período de 11 de agosto a 19 de setembro de 2014, distribuída nas 7 cidades em que a USP está presente (São Paulo, Bauru, Lorena, Piracicaba, Pirassununga, Ribeirão Preto e São Carlos), sob a responsabilidade das Comissões de Pesquisa das Unidades de Ensino da USP (Escolas, Faculdades e Institutos). Os inscritos externos à USP, serão distribuídos pela Comissão Central do SIICUSP, para participação da 1ª. etapa nas Unidades, de acordo com a área da pesquisa e localização geográfica. Na 1ª. Etapa, serão selecionados entre 10 e 15% dos participantes de cada Unidade da USP e entre 10% e 15% dos participantes externos à USP, para participar da 2ª. Etapa.

A 2ª. etapa do Siicusp 2014 acontecerá de 15 a 17 de outubro de 2014, num evento integrado na cidade de São Paulo, no campus da Cidade Universitária, na forma de uma Mostra Pública dos Destaques 2014. Nesta etapa, serão selecionados os 20% com melhor desempenho para receber Menções Honrosas e, dentre estes, destaques que serão agraciados com Premiações Especiais (visitas técnicas/científicas a Universidades e Centros de Pesquisas Parceiros no Brasil e no Exterior).

As inscrições para o 22.º Siicusp podem ser feitas de 7 de julho a 5 de agosto de 2014 (o orientador terá até 6 de agosto de 2014 para validar a inscrição). Informações adicionais sobre o Simpósio estão disponíveis no site do evento (http://www.usp.br/siicusp).