Campanha de redução do consumo de energia elétrica no campus

O Grupo de Trabalho de Energia do Plano Diretor Ambiental em conjunto com outros setores do campus da USP "Luiz de Queiroz", está desenvolvendo uma campanha de consumo consciente de energia para o campus, com ações educativas e materiais de comunicação, como a instalação de adesivos nos interruptores.

O consumo consciente de eletricidade é essencial para o desenvolvimento sustentável. É preciso sempre que possível reduzir o consumo de energia. E isso, porque a matriz energética brasileira, segundo dados da EPE (2017), é composta por 56,5% de fontes não renováveis, sendo fundamentada majoritariamente pelo petróleo e por usinas hidrelétricas.

No campus "Luiz de Queiroz" o consumo mensal é de cerca de 900 MWh o que corresponde a um gasto médio mensal de R$ 442.550,43, chegando a atingir 1,138 MWh , nos meses de pico de dezembro e março, como ocorreu em março de 2018.

Esse é apenas um dos diversos fatores ambientais e sociais pelos quais devemos adotar o consumo consciente de eletricidade e erradicar o desperdício. E para isso, todos nós podemos adotar atitudes que contribuam para redução do consumo e amenizem os impactos da energia utilizada.

Fizemos uma lista de pequenas dicas para você adotar o consumo consciente de energia elétrica e economizar na conta e luz. Confira:

 Aproveite ao máximo a luz natural, evitando cortinas fechadas e obstrução de janelas;

APAGUE AS LUZES de locais que não estiverem em uso;

 Em dias menos quentes, desligue equipamentos de condicionamento de ar, utilizando preferencialmente a ventilação natural;

 Ligue o ar condicionado, se necessário, a partir da metade da manhã e desligue-os quando o ambiente for desocupado;

 Programe computadores para modo de espera após cinco minutos sem uso e desligue os equipamentos inativos;

 Comunique funcionários caso observe uso indevido de iluminação e equipamentos.

Grupo de Trabalho de Energia -  Plano Diretor Socioambiental Participativo do campus "Luiz de Queiroz" -  planod@usp.br (19)3429-4121/4181

Boletim 260