Ex-diretor da ESALQ foi homenageado pelo IAC

Engler (centro) recebeu prêmio das mãos de Mônika Bergamaschi e Celso Lafer (Crédito: Antonio Roque Dechen)

O ex-diretor da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/ESALQ), Joaquim José de Camargo Engler, receberá nesta quinta-feira, 26 de junho, o Prêmio IAC 2014, na categoria externa Personalidade da Pesquisa. O evento integra parte dos eventos comemorativos do 127º aniversário do Instituto Agronômico de Campinas (IAC).

Segundo Engler, a concessão desse prêmio é uma grata surpresa. “O IAC é uma instituição mais que centenária, com grandes contribuições no desenvolvimento científico do Brasil e de outros países. Eu tenho grande consideração pelo Instituto, pois foi lá que, pela primeira vez, desenvolvi uma atividade profissional (estágio), ainda como estudante da ESALQ em 1961. Sempre pude acompanhar de perto o trabalho que eles desenvolvem e posso afirmar que só aumentou em quantidade e, principalmente em qualidade”, assegura.

Durante o ato solene, também serão homenageados, profissionais nas categorias “Pesquisador Científico”, “Servidor de Apoio”, “Produtor Rural”, além da entrega da Medalha Franz Wilhem Dafert para os profissionais da área agrícola que se destacam no campo científico e tecnológico ou em projetos que possibilitam o desenvolvimento da agricultura.

Homenageado - Engenheiro agrônomo formado pela ESALQ, em 1964, Engler atua na mesma como professor titular do Departamento de Economia, Administração e Sociologia (LES). Doutor em Agronomia pela ESALQ, Master of Science (MS) e Doctor of Philosophy (Ph.D.) em Economia Agrícola pela The Ohio State University, nos EUA. 

Entre outros cargos, foi diretor da ESALQ, de 1982 a 1986; coordenador da Comissão de Especialistas de Ensino de Ciências Agrárias do Ministério da Educação; coordenador de Administração Geral da USP; coordenador e Prefeito do campus da USP em Piracicaba; diretor do Centro de Energia Nuclear na Agricultura (Cena) e Chefe de Gabinete do reitor da USP.

Foi professor visitante do Centro de Estudos de Economia Agrária do Instituto Gulbenkian de Ciência de Portugal. Recebeu diversos prêmios por sua atuação profissional, entre eles a Medalha Fernando Costa e o "OSU – International Alumni Award 1994". Publicou 75 artigos científicos e relatórios de pesquisa. 

Texto: Raiza Tronquin - Estagiária de Jornalismo 

Boletim 29