Edital do CNPq para criação de INCTs (Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia)

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) torna pública a Chamada INCT – MCTI/CNPq/CAPES/FAPs n.º 16/2014, que tem como objeto promover a consolidação dos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCT) que ocupam posição estratégica no Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação e a formação de novas redes de cooperação científica interinstitucional de caráter nacional e internacional, dentro do Programa criado pela Portaria MCT n.º 429, de 17 de julho de 2008 e reeditado pela Portaria MCTI n.º 577, de 4 de junho de 2014.

O objetivo da chamada é  apoiar atividades de pesquisa de alto impacto científico em áreas estratégicas e/ou na fronteira do conhecimento que visem a busca de solução de grandes problemas nacionais, mediante a seleção de propostas para apoio financeiro a projetos relacionados ao objeto desta Chamada.

O edital completo, com informações tais como condições específicas, os requisitos relativos ao proponente, cronograma, recursos financeiros a serem aplicados nas propostas aprovadas, origem dos recursos, itens financiáveis, prazo de execução dos projetos, critérios de elegibilidade, critérios e parâmetros objetivos de julgamento, pode ser consultado em http://www.cnpq.br/ (Chamadas abertas).

Esta Chamada é promovida por intermédio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em parceria com Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig); a Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), a Fundação Amazônia Paraense de Amparo à Pesquisa (Fapespa), Fundação Araucária - Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná (FAADCT), a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb); a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg); a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam); a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS); a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc); e a Fundação de Apoio a Pesquisa do Distrito Federal (FAP-DF), a Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec), e a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (Fundect).